Determina as profissões regulamentadas na área da justiça e as autoridades nacionais competentes para o reconhecimento das qualificações profissionais para o exercício dessas profissões por cidadãos de Estado-membro da União Europeia ou de Estado signatário do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu.
Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território
Especifica as profissões regulamentadas abrangidas nas áreas da agricultura, das florestas, do mar, do ambiente e do ordenamento do território e designa as autoridades nacionais que, para cada profissão, são competentes para proceder ao reconhecimento das qualificações profissionais, nos termos da Lei n.º 9/2009, de 4 de março.
Segunda alteração à Portaria n.º 550-E/2004, de 21 de maio, que cria diversos cursos do ensino recorrente de nível secundário, aprova os respetivos planos de estudos e aprova o regime de organização administrativa e pedagógica e de avaliação aplicável aos cursos científico-humanísticos, aos cursos tecnológicos e aos cursos artísticos especializados, nos domínios das partes visuais e dos audiovisuais, de ensino recorrente de nível secundário.
Quarta alteração à Portaria n.º 419-A/2009, de 17 de abril, que regula o modo de elaboração, contabilização, liquidação, pagamento, processamento e destino das custas processuais, multas e outras penalidades.
Quinta alteração aos quadros das secretarias judiciais e dos serviços do Ministério Público, constantes do mapa anexo à Portaria n.º 721-A/2000, de 5 de setembro.
Estabelece as profissões no âmbito da prestação de serviços financeiros cujo reconhecimento de qualificações profissionais é regulado e designa a autoridade competente para proceder ao referido reconhecimento.
# Escrito por Jorge M. Langweg @ 9:04 da manhã 0 Comentários
Direitos humanos: crianças baleadas e detidas sem tratamento médico
A ONU acusa o governo sírio de participar na captura e tortura de crianças, havendo, segundo Navi Pillay, Alta Comissária para os Direitos Humanos das Nações Unidas, centenas de crianças sob detenção das autoridades do regime de Bashar al-Assad, em condições "horrendas".
"Há crianças a ser baleadas nos joelhos, a ser detidas com adultos em condições realmente desumanas.
Está a ser-lhes negado o tratamento dos seus ferimentos, estão a ser mantidas como reféns ou a ser usadas como fontes de informação", descreveu a responsável da organização.
Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território
Institui uma moratória no reembolso das operações de crédito contratadas ao abrigo das linhas de crédito de apoio às empresas do setor das pescas e empresas dos setores agrícola, pecuário, agroindustrial, florestal e ainda ao setor da pecuária intensiva.
# Escrito por Jorge M. Langweg @ 9:03 da manhã 0 Comentários
Nível de poeira na atmosfera portuguesa gera preocupação com a saúde
O coordenador da área do ar do departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), Francisco Ferreira, disse hoje à Lusa que o nível de poeira na atmosfera em Portugal ultrapassa, desde sábado passado, o limite aconselhável para a saúde.
Segundo o responsável, o nível de partículas de poeira no ar aumentou desde sexta-feira/sábado passados, devido a um fenómeno climático que leva o vento a arrastar as tempestades de areia do Norte de África.
(...)
O fenómeno deverá manter-se até ao próximo sábado e, no entender de Francisco Ferreira, já deveria ter motivado um aviso para que a população mais sensível tomasse precauções.
"As concentrações em jogo são bastante elevadas e, desde sexta-feira ou sábado, as populações mais sensíveis já deveriam estar a tomar algumas precauções", defendeu, acrescentando que "as pessoas mais idosas, as crianças e as pessoas com problemas respiratórios" devem evitar "esforços que exijam uma elevada taxa respiratória". O problema, sublinhou, é o número de dias de exposição ao pó.
(...)
Segundo Francisco Ferreira, "vários artigos científicos mostram que [este nível de poeira no ar] pode causar agravamento do risco de doenças cardiovasculares, problemas associados ao agravamento de alergias e problemas respiratórios".
Aprova medidas urgentes tendo em conta a atual situação de seca e cria a Comissão de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca e das Alterações Climáticas.
Segunda alteração à Portaria n.º 1219-A/2008, de 23 de outubro, que regulamenta a concessão extraordinária de garantias pessoais pelo Estado, no âmbito do sistema financeiro.
Altera pela décima nona vez o Decreto-Lei n.º 15/93, de 22 de janeiro, que aprova o regime jurídico aplicável ao tráfico e consumo de estupefacientes e substâncias psicotrópicas, acrescentando a mefedrona e o tapentadolàs tabelas que lhe são anexas.
Procede à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 95/2006, de 29 de maio, no que respeita à resolução dos contratos relativos a serviços financeiros prestados a consumidores celebrados através de meios de comunicação à distância e transpõe parcialmente para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 2002/65/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de setembro, relativa à comercialização à distância de serviços financeiros prestados a consumidores.
Especifica e regulamenta a profissão de jornalista e designa a respetiva autoridade competente para proceder ao reconhecimento das qualificações profissionais, nos termos da Lei n.º 9/2009, de 4 de março.
Primeira alteração à Portaria n.º 121/2011, de 30 de março, que regulamenta e estabelece as condições de aplicação da contribuição sobre o setor bancário.
Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 75/2007, de 29 de março, que aprova a orgânica da Autoridade Nacional de Proteção Civil, fixando as suas atribuições em matéria de planeamento civil de emergência.
# Escrito por Jorge M. Langweg @ 9:39 da tarde 0 Comentários
2012-03-21
Secretário de Estado da Justiça em Faro para discutir instalação do Tribunal da Relação
O presidente da Câmara de Faro considerou hoje decisivo o encontro que terá na quarta-feira com o secretário de Estado da Justiça para discutir a instalação de um Tribunal da Relação em Faro.
Em declarações à Lusa, Macário Correia adiantou que a reunião, marcada para as 12:00, poderá clarificar o impasse relativamente à construção de um tribunal de segunda instância em Faro, treze anos depois de ter sido criado por lei.
“O tribunal deve avançar porque quase metade dos processos que decorrem no Tribunal da Relação de Évora tem origem em Faro”, defendeu Macário Correia, sublinhando que assim se evitaria os transtornos da deslocação ao Alentejo.
O secretário de estado da Administração Patrimonial e equipamentos da Justiça, Fernando Santos, deverá depois deslocar-se com Macário Correia ao campus da Penha da Universidade do Algarve, um dos possíveis locais para instalar o tribunal.
Também o Palácio Belmarço e um prédio na Rua de Santo António, na baixa, tinham sido indicados pela autarquia para acolher o equipamento.
Procede à instituição do tribunal da propriedade intelectual e do tribunal da concorrência, regulação e supervisão, tribunais com competência territorial de âmbito nacional para o tratamento das questões relativas à propriedade intelectual e à concorrência, regulação e supervisão.
Ministérios da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e da Solidariedade e da Segurança Social
Fixa, para vigorar em 2012, o preço da habitação por metro quadrado de área útil e o preço de venda dos terrenos destinados a programas de habitação de custos controlados.
# Escrito por Jorge M. Langweg @ 8:16 da tarde 0 Comentários
2012-03-18
Inventariação e Digitalização do Património Histórico-Cultural em Portugal
No âmbito do Projecto “Inventariação e Digitalização do Património Histórico - Cultural”, encontram-se neste momento disponíveis os seguintes ATLAS dos Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação:
Estão já assinados 171 protocolos com autarquias, estando em curso o processo de disponibilização dos restantes ATLAS.
Este projecto, caracterizado pelo rigor da georreferenciação a nível nacional e corresponde a uma política de associação do IGESPAR, I.P a outras entidades, nomeadamente às autarquias, com as quais se celebraram protocolos específicos, com o objectivo de contribuir para uma gestão integrada do património edificado, em especial nas áreas urbanas.
A disponibilização dos ATLAS conta igualmente com o trabalho de colaboração (investigação e confirmação) das 5 Direcções Regionais de Cultura (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve).
A informação disponibilizada inclui, para além dos além dos imóveis, conjuntos ou sítios classificados e em vias de classificação (1556), as zonas de protecção (1042), as zonas especiais de protecção (154) e as áreas non aedificandi (66).
Encontra-se também disponível um ATLAS (este por pontos) à escala 1:250 000, com todos os imóveis, conjuntos ou sítios classificados e em vias de classificação em Portugal continental.
Os ATLAS são atualizados regularmente, com base na evolução dos processos de classificação.
# Escrito por Jorge M. Langweg @ 8:52 da tarde 0 Comentários
2012-03-17
IX Festival de Gastronomia Serrana de Tavira
Começou hoje o IX Festival de Gastronomia Serrana de Tavira, que irá decorrer até ao próximo dia 15 de Abril.
Restaurantes participantes:
Restaurante Almargem (freguesia de Santa Maria);
Casa de Pasto Fernanda (freguesia da Conceição);
Monte Velho;
O Constantino;
Os Arcos da Serra (freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo); e
Restaurante Ti Rosa (freguesia de Cachopo).
Promover os sabores e saberes das gentes serranas, bem como manter viva a tradição da boa mesa são os principais objetivos deste Festival, já considerado um evento de referência no contexto gastronómico nacional.
A iniciativa encontra-se associada ao movimento Slow Cities, e consequentemente ao conceito Slow Food, que tem como principal pressuposto viver segundo critérios de qualidade, em que a cozinha tradicional se demarca do atual padrão alimentar.
A edição deste ano do Festival de Gastronomia Serrana destaca, ainda, a Candidatura Portuguesa Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade UNESCO 2012, juntamente com Chipre e Croácia.
A cidade de Tavira foi a escolhida para representar o nosso país, dado o mérito do seu património imaterial ancestral ainda muito vivo em todo o território, a diversidade paisagística, produtiva e cultural e a identidade fortemente mediterrânica.
# Escrito por Jorge M. Langweg @ 10:00 da tarde 0 Comentários
O poder judicial numa democracia descontente e a integridade dos juízes
Foi hoje publicada, na rede digital global, a minha intervenção no VIII Congresso dos Juízes Portugueses, sobre a matéria acima referida, que constituía o tema dessa reunião magna da judicatura portuguesa.
Procede à alteração do regime jurídico de proteção no desemprego dos trabalhadores por conta de outrem, beneficiários do regime geral de segurança social, e à quarta alteração ao Decreto-Lei n.º 220/2006, de 3 de novembro.
Estabelece, no âmbito do sistema previdencial, o regime jurídico de proteção social na eventualidade de desemprego dos trabalhadores que se encontrem enquadrados no regime dos trabalhadores independentes e que prestam serviços maioritariamente a uma entidade contratante.
# Escrito por Jorge M. Langweg @ 9:01 da manhã 0 Comentários
2012-03-14
Diário da República (Seleção do dia)
Acórdão n.º 34/2012. D.R. n.º 53, Série II de 2012-03-14
Tribunal Constitucional Não julga inconstitucionais os artigos 152.º, n.os 1, alínea a), e 3, do Código da Estrada, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 44/2005, de 23 de fevereiro, e 348.º, n.º 1, alínea a), do Código Penal, na medida em que impõem, sob pena de aplicação de uma pena de prisão, a submissão a uma prova de deteção de álcool no sangue através de pesquisa no ar expirado, quando o seu destinatário não se quer a ela submeter.
Acórdão n.º 54/2012. D.R. n.º 53, Série II de 2012-03-14
Tribunal Constitucional Não julga inconstitucionais as normas constantes do artigo 92.º da Lei Orgânica da Guarda Nacional Republicana, aprovada pelo Decreto-Lei n.º 231/93, de 26 de junho, e do artigo 5.º, n.º 1, do Estatuto dos Militares da Guarda Nacional Republicana, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 256/93, de 31 de julho, na parte em que torna aplicável aos militares da Guarda Nacional Republicana a pena disciplinar de detenção prevista no Regulamento de Disciplina Militar, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 142/77, de 9 de abril.
# Escrito por Jorge M. Langweg @ 6:28 da tarde 0 Comentários
Distrito de Faro lidera perda de poder de compra
"O Algarve é a região do País que mais empobreceu face à média europeia, perdendo poder de compra, apesar de ainda se manter acima dos valores nacionais, revelam os dados do Eurostat.
Os dados avaliam o período de 2007 e 2009, através do Produto Interno Bruto per capita, e mostram que o Algarve é também das regiões que mais perde, se comparada com as restantes de Portugal. (...)"
# Escrito por Jorge M. Langweg @ 5:34 da manhã 0 Comentários
2012-03-13
Internet favorece a democracia. E a Justiça?
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, afirmou na segunda-feira que "a democracia foi prostituída" e tem esperança de que a Internet conduza à melhoria da governação, noticia a AP.
Gore fez a afirmação durante um debate com o cofundador da Napster e empresário da Internet, Sean Parker, na Conferência e Festival Sul pelo Sudoeste, em que ao longo de uma hora discutiram a interseção entre Internet e governo.
(...) Depois de considerar que o governo dos EUA deixou de ser funcional, Gore apelou à criação e aplicação de instrumentos digitais e meios sociais para responder a esta perda de funcionalidade.
Parker disse acreditar que a Internet está à beira de novas possibilidades que podem provocar mudanças políticas e tornar as eleições menos dominadas pela televisão.
Resta, agora, aproveitar melhor a internet para favorecer a função pedagógica das decisões judiciais e do próprio funcionamento do sistema judicial.
Num estado de direito democrático, o princípio processual da publicidade deve favorecer a credibilidade da Justiça.
Os media tradicionais, numa lógica de mercado, mudam o foco da exposição do judiciário, tornando os processos em fonte de espectáculo e de promoção de alguns atores.
A Justiça precisa de melhorar a sua comunicação com os cidadãos, quer no próprio espaço do tribunal, como em relação à sociedade em geral.
Na valorização da componente extra-processual do princípio da motivação das decisões judiciais, associada ao princípio da publicidade das decisões (e dos atos processuais, incluindo as audiências), importará implementar novas plataformas de comunicação, aproveitando a internet.
Torna público que foram cumpridas as formalidades constitucionais internas de aprovação do Acordo entre a República Portuguesa e a República de Angola para o Reconhecimento Mútuo de Títulos de Condução, assinado em Luanda em 22 de fevereiro de 2008.
# Escrito por Jorge M. Langweg @ 9:08 da manhã 0 Comentários
2012-03-12
VIII Encontro Anual do CSM
O Conselho Superior da Magistratura vai organizar nos próximos dias 13 e 14 de Abril de 2012, o VIII Encontro Anual, subordinado ao tema "A Administração dos Tribunais - Rumos de uma Reforma Inevitável".
Não julga inconstitucional a norma do artigo 384.º, n.º 2, do Código de Processo Penal, na redação introduzida pela Lei n.º 26/2010, de 30 de agosto, na interpretação segundo a qual é ao juiz de instrução criminal que cabe proferir decisão de suspensão provisória do processo, requerida pelo arguido no início da audiência de discussão e julgamento, sem oposição do Ministério Público.
Não conhece do recurso por não verificação do pressuposto do mesmo, interposto ao abrigo do artigo 70.º, n.º 1, alínea g), da Lei do Tribunal Constitucional (aplicação de norma já anteriormente julgada inconstitucional pelo próprio Tribunal Constitucional).
Não julga inconstitucionais as normas constantes dos artigos 272.º, n.º 1, 120.º, n.º 2, alínea d), 141.º, n.º 4, alínea c), e 144.º, todos do Código de Processo Penal, quando interpretadas no sentido de que não constitui nulidade, por insuficiência de inquérito, o não confronto do arguido, em interrogatório, com todos os factos concretos que venham a ser inseridos na acusação contra ele deduzida.
Declara a inconstitucionalidade, com força obrigatória geral, das normas constantes do artigo 24.º, n.os 3 e 4; do artigo 36.º, n.º 2, 2.ª parte; do artigo 42.º, n.º 5, 2.ª parte, todos do Regulamento Nacional de Estágio da Ordem dos Advogados (Regulamento n.º 52-A/2005, de 1 de agosto), na redação que lhes foi conferida pela Deliberação n.º 3333-A/2009, de 16 de dezembro, do Conselho Geral da Ordem dos Advogados.
Aprova o Programa de Relançamento do Serviço Público de Emprego, com o objetivo de acelerar e potenciar a contratação e a formação dos desempregados, contribuir para um acompanhamento reforçado de potenciais situações de desempregados de longa duração, alterar o sistema e a articulação das medidas ativas e passivas de emprego e imprimir uma nova dinâmica ao funcionamento dos Centros de Emprego.
Estabelece as novas regras de prescrição e dispensa de medicamentos, procedendo à sexta alteração ao regime jurídico dos medicamentos de uso humano, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 176/2006, de 30 de agosto, e à segunda alteração à Lei n.º 14/2000, de 8 de agosto.
Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território
Transpõe a Directiva n.º 2010/68/UE, da Comissão, de 22 de Outubro de 2010, que substitui o anexo A da Directiva n.º 96/98/CE, do Conselho, de 20 de Dezembro de 1996, relativa às normas a aplicar aos equipamentos marítimos a fabricar ou a comercializar em território nacional ou a instalar em embarcações nacionais, procedendo à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 24/2004, de 23 de Janeiro.
Declara a inconstitucionalidade, com força obrigatória geral, das normas constantes dos artigos 1.º a 15.º do Decreto Legislativo Regional n.º 24/2010/M, de 9 de dezembro. Declara a inconstitucionalidade consequente dos artigos 16.º, n.os 1 e 2, 17.º, n.º 1, e 18.º do mesmo diploma regional.