2008-03-31
Diário da República (Selecção do dia)
Supremo Tribunal de Justiça
Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça n.º 2/2008, D.R. n.º 63, Série I de 2008-03-31
Supremo Tribunal de Justiça
Supremo Tribunal Administrativo
Conselho Superior da Magistratura
Colocação do Juiz Conselheiro Dr. José Alves Cardoso no Supremo Tribunal de Justiça.
Etiquetas: Diário da República, impugnação de escritura notarial, Jurisprudência do Supremo Tribunal Administrativo, Jurisprudência do Supremo Tribunal de Justiça, ónus da prova, segredo bancário
Pré-história europeia reescrita, graças a descoberta recente na Península Ibérica
Esta mudança repentina deveu-se à descoberta - na serra de Atapuerca, em Espanha - de uma mandíbula com dentes, aparentando pertencer a um 'Homo Antecessor' que viveu na actual Península Ibérica há cerca de 1,2 milhões de anos.
Etiquetas: Atapuerca, Espanha, história, Homo antecessor, Península Ibérica, Pré-história, Revista Nature
2008-03-28
Escritórios de advogados: livro de reclamações
Livro de Reclamações nos escritórios de advogados
Afixação de tabelas de preços
Conclusões:
i. Se trate de um estabelecimento físico;
ii. Com carácter fixo ou permanente;
iii. Onde se exerça exclusiva ou principalmente uma actividade;
iv. Que essa actividade seja exercida de modo habitual e profissional;
v. Tenham contacto directo com o público.
2. Cabe ao advogado escolher livremente os seus clientes, bem como decidir quem admitir no seu escritório, o que encontra o seu fundamento na relação de confiança recíproca que tem obrigatoriamente de existir entre o advogado e o seu cliente, nas regras próprias que regem a aceitação do patrocínio e na natureza de profissão liberal e independente da advocacia. O advogado não está obrigado a disponibilizar os seus serviços ao público em geral.
3. O escritório de advogado não é um estabelecimento de contacto directo com o público, encontrando-se, assim, excluído do conceito de estabelecimento visado pelo DL 156/2005, nos termos definidos no seu artigo 2.º e, consequentemente excluído do âmbito de aplicação deste diploma.
4. Ainda que o DL 156/2005 não excluísse do seu âmbito de aplicação o escritório de advogado, haveria que considerar inaplicáveis os procedimentos ali previstos à prestação de serviços de advocacia atenta a incompatibilidade dos mesmos com os princípios e regras especiais de exercício da profissão, plasmadas no EOA, designadamente em matéria de segredo profissional, exercício da jurisdição disciplinar, garantias de defesa no processo disciplinar e de independência e autonomia de regulação da Ordem dos Advogados.
5. A Portaria n.º 240/2000, de 3 de Maio, procede à adaptação do regime geral da obrigatoriedade de indicação dos preços dos serviços ao consumidor, previsto no DL 138/90 (alterado e republicado pelo DL 162/99), às regras específicas de fixação de honorários quanto aos serviços típicos da actividade dos advogados, reconhecendo a impossibilidade de afixação de tabelas de preços destes serviços.
6. Nos termos da citada Portaria – interpretada de forma actualista face à revogação do DL 84/84, de 16 de Março, pela Lei n.º 15/2005, de 26 de Janeiro, que aprovou o actual EOA – é “suficiente que o advogado dê indicação aos clientes ou potenciais clientes dos honorários previsíveis que se propõe cobrar-lhes em face dos serviços solicitados, identificando expressamente, além do valor máximo e mínimo da sua hora de trabalho, as regras previstas (…) no Estatuto da Ordem dos Advogados” que regem a fixação de honorários, nomeadamente a obrigação de atender à importância dos serviços prestados, à dificuldade e urgência do assunto, ao grau de criatividade intelectual da prestação, ao resultado obtido, ao tempo dispendido, às responsabilidades por si assumidas e aos demais usos profissionais.
7. Pode o Conselho Geral recomendar que a obrigação de identificar expressamente as regras previstas no Estatuto da Ordem dos Advogados que regem a fixação de honorários se cumpra através da afixação, de forma visível, no lugar onde os serviços são propostos ou prestados, desses mesmos critérios constantes da disposição estatutária pertinente.
Etiquetas: escritório de advogado, Livro de reclamações, Parecer do Conselho Geral da Ordem dos Advogados, tabela de preços
2008-03-27
Polícia com treinos semanais de tiro
O Ministro da Administração Interna garantiu na Assembleia da República que, «até ao final deste ano, vão ser criadas sete novas carreiras de tiro. "O treino com armas de fogo sempre foi um objectivo do Governo e nós queremos que as forças de segurança tenham treinos semanais", frisou Rui Pereira, adiantando que vão ser adquiridas 42 mil armas de nove milímetros para equipar os agentes, bem como cerca de mil viaturas.»
Etiquetas: carreiras de tiro, Glock 9 mm, Ministro da Administração Interna, P.S.P., tiro, treino de tiro
Diário da República (Selecção do dia)
Deliberação (extracto) n.º 905/2008, D.R. n.º 61, Série II de 2008-03-27
Conselho Superior da Magistratura
Renovação da comissão de serviço como inspector judicial.
Deliberação (extracto) n.º 906/2008, D.R. n.º 61, Série II de 2008-03-27
Conselho Superior da Magistratura
Etiquetas: Conselho Superior da Magistratura
2008-03-26
Tecnologia: Mozilla Firefox, versão 2.0.0.13
O Firefox 2 é a nova versão do programa Firefox - o navegador na rede da Mozilla -, utilizado por muitos internautas como alternativa ao Internet Explorer ®, da Microsoft.
Pode consultar as seguintes notas sobre o que há de novo, como transferir instruções de instalação, problemas conhecidos e Perguntas frequentes para o Firefox 2.
Firefox, versão 2.0.0.13:
- Data da Versão: 25 de Março, 2008
- Actualização de segurança e de estabilidade:
- Os seguintes problemas de segurança foram solucionados.
- Mudanças anteriores:
- Para informação sobre as mudanças anteriores, veja Firefox 2.0.0.11 Notas da versão
- Funcionalidades do Firefox 2:
- Para uma visão geral, veja Funcionalidades do Firefox 2 .
Requisitos do Sistema
Antes de instalar, tenha a certeza que o seu computador tem os seguintes requisitos do sistema.
Etiquetas: browser, Firefox, internet
Ciência: descoberta cura da esclerose múltipla?
«Cientistas norte-americanos produziram um novo medicamento que conseguiu eliminar a esclerose múltipla em ratos.
Segundo um estudo publicado na segunda-feira na revista Anais da Academia Nacional Americana das Ciências (em português), citada pela agência France Presse, este medicamento estimula o desenvolvimento de células T - um tipo de glóbulos brancos que intervêm na defesa natural do organismo. Este é um aspecto central nas doenças auto-imunes, onde se insere a esclerose múltipla, que provocam uma reacção de defesa anormal do sistema imunitário de um indivíduo, desencadeando a destruição das suas próprias células ou tecidos.»
Etiquetas: esclerose múltipla, medicina
Diário da República (Selecção do dia)
Presidência do Conselho de Ministros
Decreto-Lei n.º 54/2008, D.R. n.º 60, Série I de 2008-03-26
Ministério das Finanças e da Administração Pública
Ministério das Finanças e da Administração Pública
Decreto Regulamentar n.º 10/2008, D.R. n.º 60, Série I de 2008-03-26
Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional
Cria as zonas de protecção especial de Monchique e do Caldeirão.
Decreto-Lei n.º 57/2008, D.R. n.º 60, Série I de 2008-03-26
Ministério da Economia e da Inovação
Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
Conselho Superior da Magistratura
Edital n.º 291/2008, D.R. n.º 59, Série II de 2008-03-25
Câmara Municipal de Tavira
Projecto de alterações ao Regulamento de Trânsito do Concelho de Tavira.
Etiquetas: benefícios fiscais, contas poupança-habitação, Diário da República, práticas comerciais desleais, Supremo Tribunal de Justiça, Tavira, transporte ferroviário
2008-03-25
Religião e Cultura: Tavira
Uma curta reportagem do evento, deste ano, pode ser visionada aqui.
Etiquetas: Tavira
Tecnologias da Informação na Justiça (II)
Em sequência do parecer do Presidente do INESC, verdadeiramente demolidor na avaliação dos sistemas informáticos na área da Justiça, importará também apurar a responsabilidade de uma entidade ligada ao INESC no estado actual dessas tecnologias.
Conforme se pode ler aqui, a propósito da empresa visada no comentário, «A link consulting resultou de um spin-off dos Centros de Transferência Tecnológica do INESC, por intervenção da Aitec, o mais antigo grupo de base tecnológica em Portugal. Os Centros foram pioneiros em muitas áreas de actividades como a Internet, a Qualidade de Software, o Multimédia, o Suporte à Decisão, tendo participado em numerosos projectos, quer no mercado Português, quer no mercado internacional, muitos dos quais no âmbito dos programas quadros da Comunidade Europeia.»
De acordo com o comentário em causa, foi a empresa «Link», ligada ao INESC, que criou o "famoso" programa informático de cálculo e processamento das custas judiciais que, originariamente, não comunicava com o sistema "habilus", não podendo, por isso, importar os dados inseridos no sistema informático de cada secretaria judicial.
Contudo, sublinhe-se, a responsabilidade da criação desse programa nem sequer é imputável a este Governo... que preferiu gastar dinheiros públicos no "Linius" que, afinal, não tem aplicação nos tribunais.
Das "trapalhadas" acima referidas e do parecer do Presidente do INESC resulta uma convicção segura: as tecnologias da informação na Justiça devem merecer um novo enquadramento que seja, verdadeiramente, transparente e eficaz.
Para começar, convém:
a) esclarecer o que se fez - e não fez - nas últimas duas décadas em matéria de informatização dos Tribunais, do Ministério Público e dos órgãos de polícia criminal;
b) conceber sistemas informáticos compatíveis entre si, que assegurem, em segurança, o devido processamento, armazenamento e comunicação dos dados necessários ao trabalho dos órgãos atrás referidos, segundo critérios de racionalidade e de acordo com uma concepção estratégica bem definida;
A Bem da Segurança;
A Bem da Justiça;
A Bem do erário;
A Bem dos Cidadãos.
Etiquetas: citius, INESC, ITIJ, Ministério da Justiça, Professor Doutor José Tribolet
2008-03-24
Tecnologias da Informação na Justiça
Reproduz-se, de seguida, o artigo publicado na edição digital do semanário SOL, citando a agência Lusa, que surge na sequência da revelação, no mesmo jornal, de graves insuficiências das tecnologias informáticas instaladas pelo Ministério da Justiça nos serviços do Ministério Público e nos Tribunais, segundo o parecer do Professor Doutor José Tribolet (Presidente do INESC):
As conclusões do estudo que o Instituto Nacional de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC) fez sobre os equipamentos informáticos ao serviço da justiça em Portugal, divulgadas esta semana, vieram confirmar as nossas suspeitas de que não houve qualquer investimento em informática» afirmou aquele responsável, em declarações à Lusa.
O SOL revelou ontem um parecer de José Tribolet, especialista em informática, segundo o qual «nenhum dos actuais sistemas informáticos disponíveis na Justiça se adequa minimamente às exigências actuais de funcionamento».
Para Amorim Pereira, «o sistema informático existente está ultrapassado e não tem capacidade para responder ao funcionamento normal actual, muito menos às exigências da reforma».
No documento, o professor José Tribolet, presidente do INESC, sublinha que o sistema existente - denominado Habilus - «não é susceptível de evolução ou melhoramento».
Amorim Pereira considera que o estudo mostra que «o sistema informático existente está em situação de falência e que o Governo não efectuou qualquer investimento num novo sistema informático, apenas se limitou a rebaptizar o antigo sistema Habilus com um novo nome, chamando-lhe Citius».
«Confusão na hora»
Têm surgido algumas iniciativas privadas com designações que aparentam a identificação de «serviços públicos», designadamente, da tutela do Ministério da Justiça.
O Ministério da Justiça esclareceu aqui, que os serviços «Procuração na Hora» e «Divórcios na Hora» não têm qualquer relação com estes serviços (programa SIMPLEX e do Plano Tecnológico) nem com nenhuma iniciativa pública.
Contudo, essa informação contrasta com aquela que foi veiculada pelo «Portal do Cidadão», em relação ao serviço «Procuração na Hora», conforme revelado aqui, no blog «Angulo Recto».
Etiquetas: SIMPLEX
Diário da República (Selecção de 18 de Março até hoje)
Ministério dos Negócios Estrangeiros
Declaração de Rectificação n.º 16/2008, D.R. n.º 57, Série I de 2008-03-20
Presidência do Conselho de Ministros - Centro Jurídico
Presidência do Conselho de Ministros - Centro Jurídico
Presidência do Conselho de Ministros - Centro Jurídico
Ministério da Justiça
Conselho Superior da Magistratura
Ministério Público - Procuradoria-Geral da República - Conselho Superior do Ministério Público
Ministério Público - Procuradoria-Geral da República - Conselho Superior do Ministério Público
Tribunal da Relação de Guimarães
Nomeação do vice-presidente da Relação.
Decreto-Lei n.º 50/2008, D.R. n.º 56, Série I de 2008-03-19
Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
Procede à 16.ª alteração ao Decreto-Lei n.º 38 382, de 7 de Agosto de 1951, que estabelece o Regulamento Geral das Edificações Urbanas.
Deliberação n.º 800/2008, D.R. n.º 55, Série II de 2008-03-18
Conselho Superior da Magistratura
Delegação de competências.
Despacho n.º 8082/2008, D.R. n.º 55, Série II de 2008-03-18
Conselho Superior da Magistratura
Autorização para utilização de veículo próprio.
Etiquetas: autorização de utilização de veículo próprio e de aluguer, C.S.M., C.S.M.P., Diário da República, passaporte diplomático, R.G.E.U., Tribunal da Relação de Guimarães
2008-03-17
Diário da República (Selecção do dia)
Aprova o programa da prova escrita de conhecimentos e a legislação e a bibliografia recomendadas para efeitos de selecção dos candidatos a concurso de recrutamento de peritos avaliadores.
Conselho Superior da Magistratura
Delegação de competências de veículo próprio.
Etiquetas: autorização de utilização de veículo próprio e de aluguer, C.E.J., C.S.M., peritos avaliadores
2008-03-14
Diário da República (Selecção do dia)
Conselho Superior da Magistratura
Aposentação/jubilação do juiz conselheiro Dr. Rui Hilário Maurício.
Etiquetas: C.S.M., Diário da República, Jubilação
2008-03-13
Diário da República (Selecção do dia)
Etiquetas: Código das Expropriações de 1999, Diário da República, Jurisprudência do Tribunal Constitucional
2008-03-12
Processo penal: reabertura da audiência
As questões a decidir na nova decisão final serão as seguintes:
Etiquetas: art. 371º-A do CPP, Código de Processo Penal, reabertura da audiência
Diário da República (Selecção do dia)
Lei n.º 14/2008, D.R. n.º 51, Série I de 2008-03-12
Assembleia da República
Portaria n.º 234/2008, D.R. n.º 51, Série I de 2008-03-12
Ministério da Justiça
Etiquetas: Diário da República, discriminação em função do sexo, Registo Comercial
2008-03-11
Diário da República (Selecção do dia)
Decreto-Lei n.º 44/2008, D.R. n.º 50, Série I de 2008-03-11
Presidência do Conselho de Ministros
Decreto-Lei n.º 45/2008, D.R. n.º 50, Série I de 2008-03-11
Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional
Portaria n.º 232/2008, D.R. n.º 50, Série I de 2008-03-11
Ministérios do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
Acórdão n.º 85/2008, D.R. n.º 50, Série I de 2008-03-11
Tribunal Constitucional
Etiquetas: Diário da República, Jurisprudência do Tribunal Constitucional, Lei Orgânica do Governo, licenciamentos de operações urbanísticas, transferência de resíduos
2008-03-10
Diário da República (Selecção do dia)
Ministério das Finanças e da Administração Pública
Altera o Decreto-Lei n.º 78/2003, de 23 de Abril, que cria a bolsa de emprego público.
Ministério das Finanças e da Administração Pública
Estabelece as normas de execução do Orçamento do Estado para 2008.
Ministério da Economia e da Inovação
Aprova o regime jurídico a que fica sujeita a actividade de comércio a retalho exercida por feirantes, bem como o regime aplicável às feiras e aos recintos onde as mesmas se realizam.
Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
Cria a Taxa de Regulação das Infra-Estruturas Rodoviárias e aprova o respectivo regime jurídico.
Etiquetas: Bolsa de emprego público, Estradas de Portugal, feirantes, Orçamento de Estado
2008-03-08
Processo de Formação e Certificação de Tiro
(...)
O treino de tiro, também chamado de PACT, (Processo de Formação e Certificação de Tiro) é composto por três exercícios, um de tiro de precisão – 80 por cento das situações com disparos são de curto alcance) um de tiro para áreas corporais específicas – braços, pernas ou áreas letais – e de reacção policial, com avaliação de ameaças. (...)»
Etiquetas: Algarve, Faro, P.S.P., PACT, tiro
2008-03-06
Economia: Estratégia de Lisboa
Porém, os números oficiais relacionados com os investimentos destinados a cumprir esse objectivo parecem contrariar essa política, na medida em que a percentagem do P.I.B. europeu gasto em pesquisa e desenvolvimento (R & D) desceu desde o início da «estratégia de Lisboa».
Etiquetas: Economia, Estratégia de Lisboa
2008-03-05
Literatura: obras literárias à distância de um clique (I) - continua...
Encontram-se disponíveis na internet algumas obras clássicas da literatura.
Começo por indicar uma primeira lista, contendo 15 obras:
- A Divina Comédia -Dante Alighieri
- A Comédia dos Erros -William Shakespeare
- Poemas de Fernando Pessoa -Fernando Pessoa
- Dom Casmurro -Machado de Assis
- Cancioneiro -Fernando Pessoa
- Romeu e Julieta -William Shakespeare
- A Cartomante -Machado de Assis
- Mensagem -Fernando Pessoa
- A Carteira -Machado de Assis
- A Megera Domada -William Shakespeare
- A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca -William Shakespeare
- Sonho de Uma Noite de Verão -William Shakespeare
- O Eu profundo e os outros Eus. -Fernando Pessoa
- Dom Casmurro -Machado de Assis
- Do Livro do Desassossego -Fernando Pessoa
Etiquetas: biblioteca online
2008-03-04
Diário da República (Selecção do dia)
Etiquetas: apoio judiciário, Diário da República, Jurisprudência do Tribunal Constitucional
2008-03-03
Diário da República (Selecção do dia)
Acórdão n.º 45/2008, D.R. n.º 44, Série II de 2008-03-03
Tribunal Constitucional
Etiquetas: Código da Estrada, Diário da República, Jurisprudência do Tribunal Constitucional