2008-03-24

 

Tecnologias da Informação na Justiça


Reproduz-se, de seguida, o artigo publicado na edição digital do semanário SOL, citando a agência Lusa, que surge na sequência da revelação, no mesmo jornal, de graves insuficiências das tecnologias informáticas instaladas pelo Ministério da Justiça nos serviços do Ministério Público e nos Tribunais, segundo o parecer do Professor Doutor José Tribolet (Presidente do INESC):


As conclusões do estudo que o Instituto Nacional de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC) fez sobre os equipamentos informáticos ao serviço da justiça em Portugal, divulgadas esta semana, vieram confirmar as nossas suspeitas de que não houve qualquer investimento em informática» afirmou aquele responsável, em declarações à Lusa.

O SOL revelou ontem um parecer de José Tribolet, especialista em informática, segundo o qual «nenhum dos actuais sistemas informáticos disponíveis na Justiça se adequa minimamente às exigências actuais de funcionamento».

Para Amorim Pereira, «o sistema informático existente está ultrapassado e não tem capacidade para responder ao funcionamento normal actual, muito menos às exigências da reforma».

No documento, o professor José Tribolet, presidente do INESC, sublinha que o sistema existente - denominado Habilus - «não é susceptível de evolução ou melhoramento».

Amorim Pereira considera que o estudo mostra que «o sistema informático existente está em situação de falência e que o Governo não efectuou qualquer investimento num novo sistema informático, apenas se limitou a rebaptizar o antigo sistema Habilus com um novo nome, chamando-lhe Citius».

Etiquetas: ,


Comments:
Ao que parece, o professor José Tribolet esqueceu-se de referir o Sistema de Custas Judiciais, a maior vergonha das aplicações informáticas da justiça, desenvolvida pela empresa que financia o INESC (LINK) de que o próprio, por inerência, é presidente. Também o PSD não fala no assunto, uma vez que os milhões pagos à LINK (leia-se INESC, leia-se Prof. José Tribolet) foram contratados por eles.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.