2009-07-04

 

Portugal: a falta de respeito e as instituições


A notícia da semana revela, a meu ver, muito mais do que o acto em si aparenta.

O gesto do ex-Ministro da Economia, ao colocar os seus dedos indicadores na testa, imitando cornos, não passou - a meu ver - de uma linguagem gestual infantil e insultuosa, que pretendia significar que o Senhor Deputado visado estava constantemente a "marrar" no mesmo assunto.


Caricato. Injustificável. Um insulto ao(s) Senhor(es) Deputado(s).

No entanto, esse gesto - e, sobretudo, essa atitude - constituiu, a meu, um mero corolário infeliz de uma legislatura em que, praticamente, todos os meses, foram registadas condutas claramente impróprias e insultuosas no Parlamento. Estranha e infelizmente tais desmandos de linguagem mereceram quase sempre o beneplácito de Sua Excelência, o Presidente da Assembleia da República.

Na verdade - a meu ver, incompreensivelmente -, chegou-se ao ponto de admitir que alguns Senhores Deputados fossem regular e sistematicamente apoucados pelo titular de um outro órgão de soberania - insultando e provocando pessoalmente os seus adversários políticos, em vez de fornecer respostas substantivas às interpelações dos grupos parlamentares -.


Os membros do Governo não integram a Assembleia da República: quando lá se encontram, não estão «entre pares».

Compete-lhes, nomeadamente, "prestar contas" perante o Parlamento - e não, para qualificar, menosprezando, as interpelações dos grupos parlamentares da oposição - (recorda-se, a propósito, o disposto no art. 162º, al. a), da Constituição da República Portuguesa, segundo o qual compete à Assembleia da República apreciar os actos do Governo e da Administração).

Tendo em conta os «hábitos» e as «liberdades» de linguagem que caracterizaram esta legislatura, - em certos momentos, também entre os próprios Senhores Deputados (a fazer lembrar, por vezes, a I República) - a atitude do Ministro da Economia apenas teve de insólito a infantilidade do gesto - e a sanção (máxima) do seu comportamento -.




Em suma:


A meu ver, a situação representa apenas o corolário de uma crise institucional que se encontra instalada, em que a falta de respeito tem sido tolerada.


Infelizmente, o que este caso teve de diferente foi - apenas e tão-só - a infantilidade do gesto, o carácter dúbio do seu significado - logo explorado pelos mal-intencionados :-)) - e a sanção (máxima) imediata do seu autor.

Haja respeito. Pelas pessoas. Pelas instituições.
Pela verdade.
Só assim poderá existir progresso.

Etiquetas: , , , , , , , ,


Comments:
Trata-se de fenómeno medieval já antes verificado no direito. A escola dos políticos glosadores tem cedido lugar à escola dos políticos comentadores (até tinham um programa de TV juntos). E para chegarmos ao racionalismo ainda falta o iluminismo! Piores tempos se avizinham, portanto!
 
Meus Amigos,

Com o devido respeito, no plano dos princípios, a análise que o Sr. Dr. Jorge Langweg faz do episódio dos cornos de Manuel Pinho no Parlamento está correcta. Todavia, no plano real, divergimos da interpretação da referida cena. Na verdade tudo se passou, e se passa, entre pares, sendo certo que se pode dizer, agora “marram” uns, amanhã “marram” outros, e que o papel do vilão é exercido alternadamente. Tudo bate certo e o alvoroço só acontece por causa das indiscretas televisões. Manuel Pinho fez um favor aos portugueses em trocar o parlamento por um lugar na fundação de Berardo. O problema é que não temos fundações que cheguem para tantos políticos. Mais taurinos que os gestos são algumas das acções destes.

Gil Teixeira
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.