2011-05-11

 

Vantagem da zona euro e apuramento de responsabilidade


"O membro do Banco Central da Islândia, Gylfi Zoega, considera que Portugal deve investigar quem está na origem do elevado endividamento do Estado e bancos, e porque o fez, e que "foi uma bênção" Portugal estar no euro.

"(...) O economista, que também participou no documentário premiado com um Óscar "Inside Job - A verdade sobre a crise", disse em entrevista à Agência Lusa que Portugal beneficiou muito de estar no euro nesta altura, porque para além do apoio dos seus parceiros da união monetária, terá de resolver os seus problemas estruturais ao invés de recorrer, como muitas vezes no passado, à desvalorização da moeda.

"Talvez para Portugal estar no euro nesta altura seja uma bênção, porque apesar de não conseguir sair do problema de forma tão fácil como antes, através da depreciação [da moeda], vocês têm de lidar com os problemas estruturais que têm", disse."


Fonte: Diário de Notícias


Comentário:

Nas sociedades democráticas onde existe um estado de direito consolidado, existem vários níveis de apuramento de responsabilidades.

Distingue-se claramente a responsabilidade meramente política (apurada nas eleições) emergente dos actos políticos lícitos, da responsabilidade penal (determinada nos tribunais) referente a actos mais graves, que constituem infracção penal, da responsabilidade civil extra-contratual (também apurada nos tribunais), referente à responsabilização civil por actos ilícitos causados por agentes políticos ou económicos que causaram prejuízos, sujeitos a indemnização.

A qualidade dos regimes democráticos e dos estados de direito depende do devido apuramento de tais responsabilidades - se, quando e em que termos existem -.

Este é outro desafio que Portugal terá de vencer, para ser, cada vez mais, um país verdadeiramente desenvolvido e respeitado e... não sujeito a financiamentos a uma taxa anual que se aproxima dos seis por cento.

Etiquetas: , , , ,


Comments:
HAJA FÉ!...
 
Se fossemos capazes de aprender ou apreender o desassombro que constitui o exemplo de países civilizados, designadamente na Europa, no que concerne ao processo de responsabilização séria e efectiva destes lesa Pátria, tudo seria diferente...
 
Paulo Portas é atacado pelos dois submarinos que adquiriu...

E os 15 submarinos a que equivale o transporte de luxo, apelidado de TGV - negociata ao serviço de interesses obscuros, que em nada servem Portugal - que nos conduzem, a altíssima velocidade, à ruína?!...

E os 120 submarinos a que equivale esse autêntico cancro que são as Parcerias Público-Privadas?!...

A Troika mandou renegociar as PPP...
Mas, em que termos?
Onde está a regulamentação?...
Quais os critérios específicos que estão na base de tal renegociação?!...
Que supervisão vai ser feita?
Temos sede de transparência, de seriedade...
Precisamos de acreditar...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.