2010-04-29

 

Juíza é presa política na Venezuela por ter libertado banqueiro


A Associação Sindical dos Juízes Portugueses lançou uma petição online para apelar à libertação da juíza venezuelana Maria Lourdes Afiuni Mora, detida em Dezembro por ordem do Presidente Hugo Chávez, por ter alterado uma medida de coacção a um banqueiro, detido desde 2007.

«Apelamos aos portugueses, e em primeira-mão à comunidade jurídica, para darem visibilidade ao assunto para que a comunidade internacional se interesse pelo caso», disse à agência noticiosa a juíza Fátima Mata Mouros, uma das promotoras da petição.


Maria Lourdes Afiuni Mora foi detida pela polícia política no seu gabinete, no passado dia 10 de Dezembro, sem mandado de detenção, apenas duas horas após ter concedido a liberdade provisória a um banqueiro preso preventivamente desde 2007, o qual passou a ficar sujeito a apresentações periódicas e à proibição de sair do país, ficando com o passaporte apreendido -.

De acordo com o texto da petição, a juíza venezuelana está numa cela de 3,5 metros e privada de luz solar para não se cruzar com as mulheres que ela condenou no exercício das suas funções.

O presidente da Venezuela reclama a condenação da juíza a 30 anos de prisão.


Fontes: TVI24, ThePassiraNews, Wall Street Journal, Reuters, El Universal, El Carabobeno, La Verdad, El Impulso, Reporte 360.

Etiquetas: , , ,


Comments:
Darmos o nosso contributo, por humilde que seja, para a preservação dos direitos humanos é fazermos não mais do que a nossa obrigação, como cidadãos...
Tal não deverá ser entendido como merecedor de "prendas"... quaisquer que sejam...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.