2009-07-23

 

Reforma do mapa judiciário exige recursos humanos ainda inexistentes

Pode ler-se aqui o teor do projecto de lei nº 902/X , que prevê a criação de cursos especiais de formação para recrutamento de magistrados do Ministério Público, tendo em conta a circunstância de, "num reduzido período de tempo, a magistratura do Ministério Público ter sofrido, em termos de efectivos, um défice total de 70 magistrados" - pela nomeação de mais 48 magistrados em decorrência da implementação da reforma do mapa judiciário e pelo facto de 22 terem passado a desempenhar a função de juiz nos tribunais administrativos e fiscais, ao abrigo da Lei nº 1/2008, de 14 de Janeiro -.

Não comento os critérios de recrutamento e de formação previstos no projecto e as consequências daí resultantes.



Porém, quero expressar uma preocupação legítima, emergente da «exposição de motivos» do projecto de lei em referência:

Com a implementação do novo mapa judiciário durante o período experimental, foram apenas criadas três comarcas: Alentejo Litoral, Grande Lisboa Noroeste e Baixo Vouga.

Estas absorveram um número significativamente superior de efectivos, quando comparado com aquele que vieram substituir (nas antigas comarcas abrangidas pelas três comarcas-piloto).

Sendo os novos quadros calculados de acordo com tabelas de contingentação, tendo por referência as estatísticas processuais de 2007, conclui-se que... os tribunais estavam anteriormente claramente sub-dimensionados.




Quando a nova organização judiciária for implementada em todo o país, o que sucederá?...

Etiquetas: , , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.