2009-01-21

 

A importância de Obama

Israel - Palestina

A operação militar de Israel na Faixa de Gaza foi calendarizada e executada, claramente, tendo em conta a data de tomada de posse do novo Presidente dos Estados Unidos da América. Os israelitas tiveram a preocupação de realizar toda a operação militar antes desta data e, na hora em que Barack Obama tomou posse, o último militar israelita saiu do território palestiniano (vide aqui)

Não pode ser coincidência.



Guantánamo


Os procuradores dos tribunais excepcionais de Guantánamo vão pedir hoje aos juízes militares a suspensão de procedimentos judiciais durante 120 dias, a solicitação do novo Presidente dos E.U.A., Barack Obama (conforme esta notícia).

O fim da violação dos direitos humanos, em Guantánamo, já tem (um primeiro?) prazo fixado: 120 dias.

Etiquetas: , , , ,


Comments:
BARACK OBAMA VAI PRECISAR DE CORTAR DESPESAS PORQUE OS EUA ESTÃO A PASSAR POR UMA TREMENDA CRISE ECONÓMICA, POR ISSO PODERÁ COMEÇAR PELO ORÇAMENTO DAS FORÇAS ARMADAS.

OS BUSH FORAM RESPONSÁVEIS POR TEMPOS DE PESADELO QUE LEVARAM GRANDE PARTE DO MUNDO A PÔR-SE CONTRA OS EUA (EXEMPLO NOS CASOS DO IRAQUE E MAIS RECENTEMENTE DA INVASÃO ISRAEL A GAZA) E SE ISSO NÃO SE NOTOU MAIS FOI PORQUE EXISTE A SUBORDINAÇÃO DE ALGUNS PAÍSES AOS DITAMES AMERICANOS. ACEITAM SEMPRE PARA NÃO DESAGRADAR, POR VEZES, ATÉ, CONTRA OS SEUS PRÓPRIOS INTERESSES. OS EUA DEVEM RESPEITAR AS DECISÕES DAS NAÇÕES UNIDAS, SENÃO PARA QUE SERVEM? SÓ SERVEM QUANDO ALINHAM COM OS EUA. NO TEMPO DOS BUSH FOI ASSIM, ESTAVA CERTO?

QUANTO À NOVA ORDEM ECONÓMICA MUNDIAL QUE SE FALA E QUE É NECESSÁRIA, OS EUA SÃO MUITO IMPORTANTES MAS NÃO ESTÃO SOZINHOS NESTE PLANETA, HÁ NOVAS POTÊNCIAS ECONÓMICAS A CONSIDERAR E QUE TAMBÉM TÊM UMA PALAVRA NA MORALIZAÇÃO DA ECONOMIA GLOBAL E SELVAGEM OU NEOLIBERAL (COMO QUEIRAM CHAMAR).

ZÉ DA BURRA O ALENTEJANO
 
No conflito do Médio Oriente, não sei se Obama será muito diferente dos anteriores presidentes. Mas quase de certeza que vai mudar num aspecto: diálogo. E o diálogo passará por pressionar fortemente as partes a cederem e negociarem seriamente um possivel acordo de paz. Mas não deixa de ser coincidencia, é verdade.
Na questão da prisao de Guantamo, é um passo importante, mas apenas o primeiro de muitos que terao que ser dados. E o principal será com o destino dos detidos. Para onde irão?
Cumprimentos.
 
Exmos. Comentadores;

em primeiro lugar, agradeço os V. contributos.

Quanto à «coincidência» apontada na postagem e reconhecida no comentário anterior, penso que o calendário foi previamente estudado para não comprometer o início do mandato do novo Presidente norte-americano. Aliás, seria impensável Israel iniciar a invasão militar, sem «consultar» previamente o seu aliado mais importante. O candidato recém-eleito terá tido conhecimento antecipado da operação militar e deverá ter expresso a sua opinião (confidencialmente).

Isto ajudará a explicar a "coincidência".

Quanto ao destino dos detidos, os mesmos deverão ter um de dois destinos: uns serão libertados, por falta de prova da sua implicação em actividades terroristas contra americanos e outros serão julgados - possivelmente em tribunais nacionais dos E.U.A. -, respeitando os direitos humanos.

Em caso de julgamento, deverá ter-se presente:
a) a necessidade de decidir a validade da sua detenção e subsequente manutenção em «reclusão», nos termos em que a mesma ocorreu;
b) a nulidade de todos os meios de prova obtidos por meio de tortura ou outra forma de coacção e em violação dos seus direitos individuais;

Finalmente, o desenrolar dos acontecimentos permitirá, certamente, revelar alguns aspectos dos «transportes» controversos dos detidos para a base militar e das condições desumanas a que estiveram sujeitos em Guantánamo.

Poderá suceder que alguns responsáveis norte-americanos ainda venham a ser julgados por alguns crimes, não obstante as dificuldades legais introduzidas pela Administração norte-americana cessante...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.