2007-08-23

 

Jazz português... universal


Serve esta postagem para realçar a qualidade do novo projecto «In Loko» integrado pelos seguintes músicos:
CORRECÇÃO: O percussionista foi Sebastian Scheriff, a quem peço desculpa pelo lapso, que resultou de informação errada que me foi disponibilizada sobre o elenco dos instrumentistas. Agradeço-lhe, ainda, a gentileza da correcção, que fez o favor de incluir no «comentário» da postagem.

O grupo formado por estes instrumentistas produziu um concerto memorável, ontem à noite, num espaço anexo ao Convento do Carmo, em Tavira, que se revelou pequeno por força da forte afluência de público, que esgotou a capacidade do recinto.


Breve crítica ao espectáculo:


O sexteto apresentou um jazz de fusão muito interessante, sendo apreensível uma vontade de desenvolver, em padrões harmónicos e rítmicos actuais - formando uma sonoridade inovadora, de natureza electroacústica - a linguagem jazzística de Miles Davis. O projecto musical funde essa linguagem, de forma original, com estruturas rítmicas do rock, funk e reggae.

Enfim: o sexteto procura trilhar um caminho próprio, num projecto que se revela profundamente renovador e, sobretudo, inovador. Nestes termos, quatro dos instrumentistas utilizaram processamento electrónico do som, em tempo real.


Quanto ao desempenho individual dos intérpretes, o mesmo esteve à altura das ambições do grupo:


Carlos Barreto: ainda recordo, com agrado, o uso eficaz o reverb (eco) electrónico do contrabaixo, tendo utilizado o arco em exercícios de percussão nas cordas do instrumento - assim, em vez dos «normais» legatos - percutia as notas em
staccato, multiplicadas pelo efeito do eco -;

Bernardo Sassetti: um instrumentista de formação (base) clássica, que até parece ter crescido, enquanto músico, em ensembles de jazz, tendo por referência a facilidade e excelência da «conversa» do seu piano eléctrico Fender Rhodes com os outros instrumentos;

Mário Delgado: claramente um seguidor da linguagem estilística de Hendrix, que também se evidenciou pelo uso do processamento electrónico do som, em tempo real;


João Moreira: trompetista muitíssimo competente, que incorpora no sexteto a alma de Miles Davis; memoráveis dos seus diversos solos;


José Salgueiro: revelou-se como baterista (e percussionista) muito seguro - mesmo quando deixou cair uma baqueta - tendo interpretado com evidente facilidade e prazer as várias expressões rítmicas na sua bateria Premier, sendo ainda digno de nota o solo de bateria e percussão por si interpretado juntamente com o percussionista Hugo Menezes;

Hugo Menezes: percussionista de alma (musical) latina, que foi simplesmente genial e rigoroso na selecção e manuseio de mais de uma dúzia de instrumentos que percutiu, soprou e... volteou;

CORRECÇÃO: O percussionista foi Sebastian Scheriff, a quem peço desculpa pelo lapso, que resultou de informação errada que me foi disponibilizada sobre o elenco dos instrumentistas. As aoreciações anteriores, atribuídas a Hugo Menezes são, assim, pertinentes a Sebastian Sheriff. Agradeço-lhe, ainda, a gentileza da correcção, que fez o favor de incluir no «comentário» da postagem.

Apesar de dar corpo a um projecto inovador, o sexteto exibe-se de acordo com os padrões jazzísticos clássicos, com os inevitáveis - e desejados - solos dos diversos instrumentistas, preenchidos por (apenas aparente) improvisação, enquanto os demais músicos têm compassos de espera.

O público presente homenageou os músicos com fortes ovações, que regressaram para mais um encore, também ele, memorável.

Com o projecto «In Loko», o jazz português progride, encontrando novas sonoridades compostas e interpretadas por uns verdadeiros «globetrotters» do jazz português.


Parabéns.

Etiquetas: , , , , , , , ,


Comments:
Ola Sr Jorge M. Langweg, e so para agradecer o seu comentario en refencia ao projecto "in Loko" en Tavira, e para o corregir, ja que cuando fala de Hugo Menezes, na realidade esta a falar de Sebastian Scheriff, que e o actual percusionista deste projecto, e que participo no concerto em tavira. Mais uma vez obrigado.
 
Peço-lhe imensa desculpa pelo erro, que fica, desde já, rectificado.

Aproveito para lhe dirigir um cumprimento especial, pelo excelente desempenho em Tavira, uma vez que revelou possuir uma sensibilidade musical e um desempenho técnico à altura das elevadas exigências dos temas interpretados (e olhe que estive bem atento!).

Aceite um abraço,
deste (ex-)percussionista / baterista,
mas sempre amante da (boa) Música.
Jorge M. Langweg
 
Post scriptum:

Na minha «crítica», ou melhor, comentário ao espectáculo, escrevi que o percussionista do concerto tinha alma (musical)latina!

Acertei!!

Para aqueles que ainda não conhecem o currículo de “Sebastian Scheriff”, deixo aqui algumas notas biográficas recolhidas na internet:

Argentino nascido em ´67, músico profissional na área da percussão com experiência em diversos estilos musicais tais como: Musica ligeira, pop, música brasileira, World music, latin jazz, flamenco, africana, dance music, electrónica, fado canção, musica portuguesa, etc.

Na actualidade é free-lancer e endorsement para a marca Latin Percussion do Salão Musical de Lisboa, e dita aulas de percussão Latina na escola JB Jazz em Lisboa.

Actualmente faz parte dos músicos que acompanham a peça “a filha Rebelde”(co-produção Luso-espanhola), no Teatro Nacional Dona Maria ll e também dos seguintes projectos :

Suzana-Anel de fogo :( Fado canção/fusão); Projecto 7ma Arte (musica de filmes); Ciganos de Ouro(rumba Flamenca); Tuniko Goulart eKarozo band (Jazz-Fusao); Kawama (Flamenco);Zeca Neves Sexteto (jazz instrumental), Maria Anadom (Jazz); Duo com Afonso Malao (world Music), Xaile (musica Portuguesa).

Experiência profissional:
Desde 1997 a trabalhar com diferentes artistas e projectos de qualidade e em variadíssimos estilos.

• Musica Ligeira portuguesa :
Miguel Rivotti, Romana, Tony Carreira (Tour 2002), Agatha (tour 2005), Trio Odemira, entre outros.

• Pop Music:
Las Vegas, João Portugal (tour 2003 e tour 2004), Jaume Pradas (pop latino), etc.

• Jazz e latin jazz:
: Varões da Linha (jazz fusão), Joel Xavier (tour 97/98 e 2002, junto do grande artista, o acordeonista Francês, Richard Galeano, na apresentação do disco "Lusitano"), Jazz in ( temporada 2003 no casino de Estoril), Sexteto Zeca Neves ( jazz contemporâneo), Joao Falcato ( latin jazz), Victor Zamora trio ( latin jazz), Tuniko Goularte & Karoco Band ( jazz Fusao)


• Flamenco:
Ciganos de Ouro, Pedro Gioia, Trio Sonanta, Banda Areno,
Serva la Bari, Kawama.

• Dance music:
Bamboo beat, G- Factor ( house, deep house & electronic music), Pollem (House ao vivo), Percussion Performances ( junto a grandes Dj da cena nacional em discotecas de todo o pais)- ( Performances para as Marcas , Cutty Sark, Marlboro, Bacardi, Havanna, Lucky Stryke e outros).

• Salsa e musica sul americana:
Septeto Habanero (participação num tema de promoção), Orquestra Lisboa Latina (97/98), Nill Luz, Guy Destino, Salsa Picante, Expression Latina, Tormenta Tropical, Mundo Latino, Tequilla Sunruise, Projecto Latino, Cubanisimos, Banda Com Sabor, Sabor Latino, Cubahia, Projecto Caribe, etc (todas elas orquestras de salsa e música latina), Takile de los Andes (Música tradicional do Peru), Ikiri Adda (música etno-religiosa afro-cubana).

• World music:
Philip Hamilton, Grupo Kaliban , , Afonso Malao

Musica Africana: Boy je mendez, Tcheka, Sandra Fernandes, Paulinho e Terra Batida, Ernesto Ventura.

• Fado e musica portuguesa: Suzana, Luísa Maio, Xaile, Raquel Tavares.

DISCOGRAFIA
Participação na discografia dos seguintes artistas:

• Migel Rivotti – Comprometida ( musica ligera)
• Guy Destino – Quiero buscarte ( musica latina- salsa)
• Nill luz – Spectrum ( world music)
• Liliana del Conde - Tierras Lejanas ( musica sul americana – Mexico)
• Beto Betuk - Encontros ( world music)
• Ciganos de Ouro – Sal ( Flamenco)
• Ciganos de Ouro – Best Of ( Flamenco)
• Bonga ----------------
• Erik Vercelleto ( World music)
• Marco Quelhas ( Pop)
• Sabor Latino (salsa, musica cubana)

Contactos:

scheriff@sebastianscheriff.com
www.sebastianscheriff.com
www.myspace.com/sebastianscheriff
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.