2012-05-23

 

Tribunal Constitucional: partidarização da escolha de juízes é chocante



O professor de Direito, Freitas do Amaral (...): «Eu acho que não pode haver partidarização na escolha de membros do Tribunal Constitucional e muito menos quando se trata de escolher juízes de carreira. Portanto, tudo o que se passou até agora foi francamente mau. Se não houver uma saída muito correta e muito rápida para esta crise, isso obrigará necessariamente a repensar o modo de designação dos membros do tribunal», considerou.

«Já é muito mau que em público os partidos digam 'este é o meu juiz, aquele é o teu juíz' quando se trata de juristas. Agora tratando-se de juízes de carreira», sublinhou Freitas do Amaral.

Freitas do Amaral diz que o processo de escolha de juízes em que cada partido indica um da sua cor política tem de mudar porque põe em causa a independência do Tribunal Constitucional.

«Que garantias de independência é que os cidadãos podem ter relativamente a pessoas que são apontadas a dedo como sendo do partido A, B ou C. Como se fez nos primeiros anos, era haver conversas discretas e depois haver uma lista única consensual, em que nenhum se discriminava quem tinha indicado quem, e na maior parte dos casos não se sabia», lembrou Freitas do Amaral.

Fonte: TSF  
 


Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.