2012-05-22

 

Google viola normas de direito da concorrência, segundo a Comissão Europeia


Eric Schmidt, o Presidente executivo daquele motor de busca recebeu uma carta de Joaquin Almunia, Comissário Europeu para a Concorrência, pedindo-lhe que tome medidas “nas próximas semanas”  para combater um alegado abuso de posição dominante.

(...)

Tudo isto é fruto de uma primeira conclusão a que as autoridades europeias chegaram, depois de iniciarem em novembro de 2010 uma investigação em quatro áreas. Esta investigação resulta de acusações feitas por algumas empresas concorrentes da Google, como por exemplo a Microsoft, sobre o facto do motor de busca Google prejudicar os serviços de busca dos seus concorrentes.

As questões que levaram ao inquérito são a maneira como a Google organiza os resultados das pesquisas, visto alegadamente a Google dar relevância aos seus próprios serviços. O facto da Google copiar informações que alegadamente são da autoria de páginas de outras empresas sem pedir consentimento. Informações sobre restaurantes e hoteis são exemplos disso mesmo.

Outra das questões recai sobre os acordos entre a Google e os seus parceiros, relativamente à publicidade que aparece nos resultados das pesquisas. Alegadamente a Google estará a impor restrições à portabilidade das campanhas publicitárias.

Tal como já referiu Almunia, caso a Google apresente soluções dentro de algumas semanas, este inquérito pode ser encerrado. Desta forma o motor de busca mais popular do mundo evitaria multas avultadas, como já aconteceu com a Microsoft ou mesmo a Intel.

Fonte: PTJornal 

Etiquetas: , , , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.