2010-07-26

 

Reorganização judiciária no distrito de Faro: uma questão de credibilidade




As ferramentas informáticas são importantes, mas não substituem os funcionários. Há dias o secretário de Estado contabilizava que faltavam entre 800 a 1200 oficiais de justiça. Como vão responder a esta falta de recursos humanos?


Há dois grupos de trabalho. Resolvemos reescalonar o mapa judiciário e a sua entrada em vigor nas 39 comarcas para 2014. Este reescalonamento destina-se a racionalizar os meios, fazer uma avaliação muito rigorosa das necessidades, pré-ordenada pela contenção dos meios. Em Maio criei um grupo de trabalho, dirigido pelo secretário de Estado da Justiça, que até ao final deste mês deve apresentar o quadro de magistrados judiciais e do Ministério Público, bem como o mapa geral de funcionários, a distribuir por cada juízo das novas comarcas. Em Setembro deverá estar concluído o levantamento das principais necessidades a nível de edifícios e investimentos.

Fonte: Público
Comentário:

Está feito o levantamento de uma contradição do Ministério da Justiça: o Secretário de Estado da Justiça solicitou o envio de propostas para a reorganização judiciária no distrito de Faro (novos Juízos/mapa geral de oficiais de justiça/magistrados do Ministério Público/Juízes) até 15 de Setembro.



O Ministro da Justiça anunciou, agora, que até ao final de Julho esse projecto estará concluído. Seria fácil emitir um juízo de valor sobre esta evidente e grave discrepância. Entendo, contudo, que esta situação deverá ser esclarecida, primeiramente, junto do Ministério da Justiça.



Se o Ministério da Justiça pretende uma colaboração dos juízes, magistrados do Ministério Público, advogados, oficiais de justiça e da «sociedade civil» para a reorganização judiciária, tal deverá pressupor uma mudança de atitude por parte dos actores políticos.



Etiquetas: , , , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.