2010-04-22
Banco de Portugal: novo Governador
Numa altura em que alguns especuladores internacionais (e os norte-americanos e os chineses, interessados num aumento de valor relativo do dólar, face euro) pressionam os mercados financeiros de modo a aumentar as taxas de juro da dívida externa portuguesa, o Banco de Portugal conhece um novo Governador, que possui uma experiência importante no Banco Europeu de Investimento (B.E.I.): Carlos Costa.
"Está assim escolhido o sucessor de Vítor Constâncio que iniciará funções de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) a 1 de Junho.
O até agora vice-presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI) troca assim o Luxemburgo por Portugal, ao fim de três anos. Mas deixa um vasto trabalho: Desde 2006, conseguiu aumentar significativamente o nível de envolvimento de Portugal com o banco. Em 2008, por exemplo, o número de projectos nacionais financiados pelo BEI aumentou 62% e os empréstimos subiram 124% num total de 2,31 mil milhões de euros." (fonte: Diário Económico)
Etiquetas: Banco de Portugal, Banco Europeu de Investimento, Carlos Costa, dívida externa portuguesa, especulação, Vítor Constâncio