2010-03-05

 

Julgamento simulado em escola secundária


Pelo interesse da experiência, que poderá ser replicada noutras escolas, reproduzo a seguir a notícia publicada aqui no jornal «Mirante»:

A simulação do julgamento de uma jovem acusada de tráfico de droga à entrada da escola foi um dos pontos da agenda da Semana das Ciências Sociais e Humanas da Escola Secundária do Cartaxo, que decorreu até sexta-feira com diversas actividades. A sentença do colectivo de jovens juízas foi de um ano de pena suspensa mas o aconselhamento para os valores da ética e da justiça ficou a cargo de juízes a sério, como António Gaspar e Emília Palma, do Tribunal do Cartaxo, e da procuradora-adjunta Sílvia Brites, dos serviços do Ministério Público do mesmo tribunal.

Participaram ainda no julgamento e na palestra que se seguiu o advogado Carlos Florentino, a psicóloga Inês S. Miguel e a jurista Marta Fernandes, numa actividade promovida pelo professor Vítor Oliveira.


Comentário: Trata-se de uma iniciativa louvável, nomeadamente, porque sensibiliza os jovens para questões importantes da sociedade, levando-os a reflectir sobre a cidadania e a responsabilidade pessoal.

Etiquetas: , , , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.