2009-02-01

 

Economia: mercados emergentes a salvo da crise global


Uma economia emergente é normalmente a primeira a ressentir-se, em consequência da diminuição do fluxo internacional de capitais.

Contudo, segundo as estimativas do Institute for International Finance, as economias emergentes vão atrair 165 biliões de dólares em 2009.

Contrariamente ao expectável, não sucedeu nesses mercados qualquer colapso económico (nem sequer na América Latina, mercado normalmente algo dependente dos capitais estrangeiros).

Pelo contrário:

Basta ver os casos do Brasil (9ª maior economia do mundo, segundo o F.M.I.) e da Índia (12ª maior economia): enquanto os chamados países mais desenvolvidos esperam uma diminuição da sua economia em 2%, o F.M.I. calcula que a economia brasileira vai crescer 2% e a indiana cerca de 5%.

Porquê?

A resposta poderá ser encontrada, designadamente, na estabilidade dos bancos brasileiros e indianos, no carácter relativamente fechado das suas economias e na existência de mercados internos de grande dimensão.

Fonte: Financial Times

Etiquetas: , , , ,


Comments:
Olá a todos,

Tanto o Brasil com a India são dois dos maiores potencias crescimentos do Mundo e poderão tornar-se grandes potências Mundiais se forem bem administrados.

Abraços
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.