2008-07-20

 

Ciência: Sol - a origem da energia (mais) visível -

Fonte: Astronomia






O projecto da primeira central solar de produção de energia térmica nacional, capaz de produzir electricidade para 20 mil pessoas, a instalar na zona de Tavira, entra sexta-feira em consulta pública, disse esta quinta-feira à Lusa fonte da CCDR/Algarve.

Trata-se da primeira central de produção de energia eléctrica a partir de energia térmica produzida pelo sol, já que as outras centrais solares portuguesas - por exemplo a central de 11 megawatts actualmente em construção na zona de Serpa - produzem electricidade "directamente", sem passar pela fase térmica.

"Essas centrais são mais caras e produzem menos energia", sustenta o responsável da ESTP, Collares Pereira, explicando que a transformação da energia produzida pelo vapor de água em electricidade se faz numa turbina com capacidade para 6,5 megawatts.

Fonte da notícia: AlgarvePress



Etiquetas: , , ,


Comments:
Excelente aposta!
Seria interessante a generalização da utilização da energia solar em detrimento da eólica, que, para além do impacto paisagístico, representa uma autêntica chacina de milhares de aves migratótias, que todos os anos passam/tentam passar por Portugal.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.