2007-09-28

 

Silogismos da reforma penal portuguesa: prisão por dias livres... mais um erro de cálculo

O legislador volta a evidenciar erro de cálculo, falha de previsão e violação do princípio da proporcionalidade - embora em escala muito inferior aos evidenciados em relação à prestação de trabalho a favor da comunidade -, quando estabelece um limite de 72 períodos de prisão por dias livres (quando o limite correcto seria de 73 períodos).






Senão vejamos:

"Artigo 45.º
Prisão por dias livres
1 — A pena de prisão aplicada em medida não superior a um ano, que não deva ser substituída por pena de outra espécie, é cumprida em dias livres sempre que o tribunal concluir que, no caso, esta forma de cumprimento realiza de forma adequada e suficiente as finalidades da punição.
2 — A prisão por dias livres consiste numa privação da liberdade por períodos correspondentes a fins-de-semana, não podendo exceder 72 períodos.
3 — Cada período tem a duração mínima de trinta e seis horas e a máxima de quarenta e oito, equivalendo a 5 dias de prisão contínua.
4
(...) "

Aplicando a norma:

  • Pena aplicada: 1 ano de prisão, que corresponde, normalmente, a 365 dias.
  • Cada período de prisão por dias livres (entre 36 horas e 48h, durante fins-de-semana) corresponde a cinco dias de prisão contínua.

Logo:

365 : 5 = 73 períodos de prisão por dias livres

Como o legislador impõe um limite máximo de 72 períodos de prisão por dias livres (mas porquê 72?... - só porque corresponde a dezoito meses?...) a pena - periodicamente cumprida - terá esta duração legal.



Pelo exposto, o cumprimento desta pena (365 dias de prisão), por dias livres, terá uma duração rigorosamente igual à pena por dias livres a aplicar em cumprimento de 360 dias de prisão.


Razão: por causa do limite máximo de 72 períodos de prisão por dias livres;



Qual será o interesse protegido por essa concreta limitação?




Etiquetas: , ,


Comments:
É com enorme surpresa mas também com grande prazer que recebo o seu comentário no meu blog.

Já há algum tempo que sigo o Blog de Informação e desde a reforma legislativa leio-o diariamente.

Adoro ler as suas interpretações e análises às novas normas penais, talvez influenciado por ter tido Dto Penal no ano lectivo passado e estar a ter actualmente Dto Processual Penal.

Fico ainda mais sensibilizado por ter agora conhecimento de que cresceu no Cartaxo, cidade onde vivo, e por ter sido o 1º Presidente da AEESC, escola que frequentei (embora mais recentemente :) e associação que também representei como tesoureiro em 2002.

Os meus cumprimentos

Vasco Casimiro

O Blog do Vasco
 
Fico satisfeito por saber do seu gosto pelo direito penal e que é leitor assíduo do Blog de Informação.

Aproveito para informar que, após analisar algumas questões pertinentes às alterações introduzidas no Código Penal, irei comentar aquelas que modificaram o Código de Processo Penal.

Espero que aprecie igualmente as questões processuais - o que não deixará de relevar no ano lectivo em que frequenta a cadeira de direito processual penal da licenciatura em Direito -. :-))

Desejo-lhe o melhor sucesso pessoal, académico e profissional.

Com os meus melhores cumprimentos,
Jorge M. Langweg
 
Caro colega de blogoesfera,

As questões processuais que aqui vai analisando são preciosas para mim porque neste ano lectivo, e após a nova reforma, o prof. Paulo Sousa Mendes entende que é da maior relevância comparar o pré e o pós reforma.
Sendo assim as suas constatações dão-me um imenso "jeito" :)

Os meus cumprimentos

Vasco Casimiro

O Blog do Vasco
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.