2007-07-04

 

Aristocracia política portuguesa


"Sei que os assaltos são normais, mas este foi um assalto na segunda sede do principal partido da Oposição", sublinhou. "Espero que, dado o melindre da situação - trata-se de informação qualificada -, tenhamos respostas que nos tranquilizem", concluiu o dirigente partidário aqui.

A afirmação contida na primeira frase citada não tranquiliza, de modo algum, os leitores - como é o caso do autor desta postagem do blog Vida de Polícia -.

Então um responsável político afirma que «os assaltos são normais»?!...

Certamente que o autor dessa frase anormal saberá o significado desse adjectivo:

Trata-se, evidentemente, de uma afirmação infeliz, proferida num momento de compreensível emoção e tensão psicológica, causada pelo conhecimento de um
facto estranho e inquietante: o assalto à sede partidária.

Esta ilação é reforçada pela oração seguinte da mesma frase, uma vez que permite concluir, com base na sua razão, que a representatividade parlamentar das forças partidárias constituirá um índice do grau de protecção de que devem beneficiar os bens dos partidos políticos.

Não é, certamente, para discutir um fait divers que se retrata e comenta o sucedido.


O episódio inspira uma reflexão mais profunda, uma vez que a sociedade portuguesa tem vindo a confrontar-se, recentemente, com manifestações inusitadas de intolerância - e arrogância - por parte de certos responsáveis políticos.


Muitas dessas manifestações exteriorizam um sentimento de superioridade de natureza social, estilo upper class, mais próprio de uma casta de privilegiados, que apenas assume esse estatuto, quando utiliza o seu poder com abuso da sua posição institucional.

Este retrato não corresponde, certamente, ao autor da frase infeliz que inspirou esta postagem, constituindo, antes, uma ilustração de certos casos tornados públicos nas últimas semanas.






Etiquetas: , , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.