2011-12-15

 

Taxa elevada de desemprego a longo prazo



"No anexo do relatório do Orçamento do Estado para 2012 (OE2012) dedicado à sustentabilidade da Segurança Social, pode ler-se que o Governo prevê "a manutenção de valores acima dos 10% até 2025" para a taxa de desemprego. Adicionalmente, o documento contempla "uma taxa de desemprego estrutural na ordem dos 7,3%" e, "consequentemente", uma "significativa desaceleração no nível do crescimento dos salários".
Fonte: Diário Económico



Comentário:

Esta previsão macroeconómica e social deverá exigir dos agentes políticos e da sociedade civil uma profunda reflexão, na medida em que evidencia uma crise estrutural da economia portuguesa, com consequências muito gravosas na coesão social e económica da população.


Certamente que o Ministério da Economia e do Emprego terá em estudo diversos planos para o aumento do produto interno bruto e da empregabilidade dos portugueses.



Chegou a altura que fazer as opções de política económica e torná-las públicas, de modo a incutir esperança na sociedade civil.

Esta, por seu turno, também deverá organizar-se e desenvolver soluções no âmbito da iniciativa privada, de modo a fazer face, de um modo mais eficiente, às exigências do mercado.

Uma sociedade organizada, a funcionar, terá mais hipóteses de sucesso.

Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.