2011-08-05

 

Exposição: «Fotografar: A Família Andrade, olhares sobre Tavira»


“Fotografar: A Família Andrade, olhares sobre Tavira”

Exposição patente no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria -, até ao dia 7 de Janeiro de 2012.

Trata-se de uma exposição sobre as memórias de uma cidade no século XX a partir do espólio de uma família (Andrade) de fotógrafos profissionais.
Este conjunto foi construído ao longo de três gerações (...).

O seu interesse reside nesse olhar múltiplo, de resposta à procura de memória e encenação, plenas também de espontaneidade, de descrições de modas e paisagens sociais.

As imagens, alguns milhares, contam-nos a história de um país e, sobretudo, de uma cidade que assistiu, em apenas um século, a três mudanças de regime político, viu chegar o primeiro comboio e as fábricas conserveiras que abasteciam exércitos nas frentes da I Guerra Mundial, viveu em estreita relação com o histórico quartel que trazia juventude à cidade, desfiles de tropas, alguns negócios e muitos amores.

São sucessivos registos de uma sociedade em gradual transformação e que, a partir dos anos 50, foi envolvida pelo fenómeno do turismo. As extensas e solitárias praias oceânicas deixarão de ser apenas dos pescadores.

Através desta exposição poderemos ver as primeiras máquinas fotográficas dos Andrades e um pouco da evolução tecnológica no mundo da fotografia.

Aberta de terça-feira a sábado e feriados entre as 10h00 e as 12h30 e as 15h00 e as 18h30.
Entrada gratuita

(Fonte: Câmara Municipal de Tavira)



Comentário:


Hoje visitei a exposição de forma demorada, interiorizando os olhares das personagens fotografadas, civis e militares, de várias gerações, profissões e em diversas situações, captando o ambiente das fotografias de exterior, de Tavira, da serra algarvia, de Castro Marim, de Vila Real de Santo António, de Lisboa e de África.

Recordei a evolução da tecnologia, as várias fases da revelação da fotografia analógica, os retoques na cor e a correcção das fotografias, a tecnologia que permitia a ampliação fotográfica e alguns produtos da tecnologia digital, estes últimos, também, num registo artístico pelo engenho do mais recente fotógrafo da família Andrade - Miguel Andrade -.


Cerca de uma hora e meia de imersão deliberada na história, nas memórias de estúdios de fotografia, na observação de máquinas e objectivas diversas, tinas, vidros, negativos, positivos, máquina de ampliação, cartazes, filmes, diapositivos e, claro, muitas fotografias.


Uma exposição a não perder. Para quem gosta de história, de fotografia, de Tavira ou, mais simplesmente, aprecia a riqueza e diversidade do género humano.

Etiquetas: , , ,


Comments:
obrigado pela sugestão.

Não sabia desta exposição que se afigura interessante
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.