2011-06-21

 

Assunção Esteves eleita Presidente da Assembleia da República


"Dedico este meu momento de alegria a todas as mulheres, às mulheres políticas que trazem para o espaço público o valor da entrega e a matriz do amor, mas sobretudo às mulheres anónimas e oprimidas", afirmou Assunção Esteves.

A primeira mulher eleita presidente do Parlamento comprometeu-se a fazer "de cada dia um esforço para a redenção histórica" da "circunstância" dessas mulheres.

Assunção Esteves disse assumir o cargo com "sentido de missão" e "alegria cristã" e citou 'D. Quixote', de Cervantes, para explicar que tentará dignificar a presidência do Parlamento.

"Os lugares verdadeiramente são definidos pelas pessoas e não as pessoas pelos lugares. Eu não venho aqui conformar nenhum lugar, mas espero pelo menos com o meu comportamento não lhe retirar nunca prestígio e tentar dignificá-lo com sentido de missão", afirmou.

A presidente da Assembleia da República lembrou os cidadãos que "esperam para se reconciliar com a política" e defendeu que é exigido aos deputados a "reinvenção da democracia".

"Somos nós o cais da esperança que num domingo de Junho saiu de casa para nos escolher e da esperança que não saiu, que é dos cidadãos que lá bem no fundo esperam para se reconciliar com a política", afirmou Assunção Esteves.

"São tantos os projectos, as expectativas, as inquietações que connosco se sentam e que exigem de nós que cultivemos com os domínios da vida das pessoas concretas formas de comunicação contínua muito para além do tempo das eleições e do espaço dos partidos. Verdadeiramente o que se nos exige é a reinvenção da democracia", afirmou Assunção Esteves.

A presidente da Assembleia considerou igualmente que "chegou o tempo da perda do monopólio político do Estado".

"O Parlamento deverá legislar, fiscalizar, representar, mas também, pela mão de cada um dos seus deputados fazer a sociedade ela mesma gerar o político", considerou.


Fonte: C.M.


Comentário:

Um facto político muito relevante, por tudo aquilo que constitui uma novidade na sua eleição.

O seu currículo, que é público, é bem esclarecedor.

Fica aqui uma nota mais pessoal. Conheci a Dra. Assunção Esteves, quando foi Presidente da 1ª Comissão Parlamentar.

A sua competência no exercício das funções revelou-se proporcional à sua simpatia no trato, deixando-me uma excelente impressão. Não tenho dúvidas de que o seu estilo personalizado, ponderado e distinto constituirá, decerto, uma mais-valia na forma e na substância do exercício do seu mandato.

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.