2011-02-10

 

Sobre finanças e investimentos





Numa selecção de Luís Leitão, que pode ser lida
aqui, o Diário Económico mergulhou no universo da blogosfera financeira e encontrou uma dezena de blogues merecedores de destaque.


1 -Abnormal Returns
http://abnormalreturns.com

Há cinco anos na rede, o "Abnormal Returns" é hoje uma das maiores referências da blogosfera financeira. Sob a orientação de Tadas Viskanta, que conta com mais de 20 anos de experiência passados nos mercados, o "Abnormal Returns" agrega diariamente um conjunto variado de pequenos textos de opinião dos seus autores ao mesmo tempo que agrega uma extensa base de dados com as principais notícias do dia que estão a marcar o universo da bolsa.

2 - FT Alphaville
http://ftalphaville.ft.com

Criado em 2006, o blogue do Financial Times disponibiliza diariamente dezenas de artigos de opinião sobre os temas do mercado de capitais mais "quentes" do momento. Os primeiros artigos começam a ser publicados mesmo antes de o sol nascer na Europa, com três relatórios matinais com os temas que marcarão o dia no Velho continente, EUA e Ásia. Uma referência para todos os investidores.

3 - The Reformed Broker
http://thereformedbroker.com

Apesar de o autor deste blogue ser consultor financeiro, o "The Reformed Broker" não dá qualquer conselho de investimento aos seus leitores. Os textos de Josh Brown, que também escreve com regularidade para "The Wall Street Journal", "Forbes" e "CNN Money", centram-se num ponto de vista muito pessoal de Brown sobre o dia-a-dia da bolsa, economia e finanças, num registo muito descomplexado e divertido.

4 - The Big Picture
http://ritholtz.com/blo
g/
O "The Big Picture" tem como principal autor dos textos Barry Ritholtz, um dos jornalistas económicos mais influentes nos EUA. Numa escrita bastante acessível e por vezes até com uma boa dose de ironia, Ritholtz e a sua equipa de ‘bloggers' alimentam o "The Big Picture" diariamente com vários textos que focam os fundamentais do mercado de capitais de Wall Street e da economia global.

5 - Dealbreaker
http://dealbreaker.com

O "DealBreaker" não é um blogue no sentido mais tradicional. De acordo com os seus autores, é "um tablóide ‘online' de negócios e um sítio de fofocas de Wall Street, que abrange as personalidades e a cultura que molda a indústria financeira". Na prática, os leitores do "Dealbreaker" podem, diariamente, contar com vários artigos divertidos sobre o lado mais circense dos mercados financeiros.

6 - Bespoke Invest
http://bespokeinvest.com

O "Bespoke Invest", também conhecido por "Think Big", consiste num dos blogues mais populares entre os gestores e analistas financeiros. O "Bespoke Invest" oferece uma combinação interessante de textos focados na análise técnica com comentários de profissionais sobre tendências macroeconómicas em redor de acções, obrigações, ‘commodities' e outros activos financeiros.

7 - Blog Optimize
http://optimize.pt/blog

No blogue da sociedade gestora Optimize os investidores encontram ideias de investimento para as suas poupanças. Os textos são escritos por José Santos Teixeira, Diogo Santos Teixeira e Claire Moulard, fundadores da Optimize e que contam com vários anos de experiência no aconselhamento financeiro. Apesar de o blogue não ter uma produção diária de textos oferece um conjunto de outras ferramentas, como simuladores e guias de investimento, de grande utilidade para os investidores.

8 - Bons Investimentos
http://bonsinvestimentos.com/blog

Todos os dias o gestor e analista André Ribeiro publica no "Bons Investimentos" a sua opinião acerca do tema mais em foco no mercado de capitais. A análise feita pelo ‘blogger' é focada em conceitos de análise técnica que são quase sempre acompanhadas por gráficos e vídeos, maioritariamente sobre o mercado norte-americano.

9 - Economia &Finanças
http://economiafinancas.com

O "Economia & Finanças" conta com mais de quatro anos de existência e milhares de visitantes. Pelo "Facebook" são mais de 7.300 seguidores. A escrever para o blogue estão quatro ‘bloggers' com formação académica na área da Economia O textos publicados seguem uma abordagem centrada nas finanças pessoais, com dicas sobre fiscalidade, poupanças e reforma, recorrendo a uma linguagem clara e acessível a toda a gente.

10 - Maisvalias
http://www.maisvalias.net

O "Mais-valias" é actualmente o blogue de economia e finanças em Portugal mais visitado, com quase 4.000 visitas por dia, segundo dados compilados pelo Weblog. Tal como o blogue anterior, os textos do "Mais-valias" estão sobretudo focados na poupança e na fiscalidade, com o objectivo de contribuir positivamente na gestão do orçamento das famílias portuguesas.

Etiquetas: , , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.