2010-08-05

 

«Amália Hoje» conquistou, ontem, o público de Tavira



Amália Hoje:

foi um concerto de «música pop» portuguesa assumida (se descontarmos «L'important c'est la rose», de Gilbert Bécaud/Louis Amade), reinventando e reinterpretando temas cantados por Amália Rodrigues, em composições superiormente «reorquestradas» e arranjadas por Nuno Gonçalves.


De facto, Nuno Gonçalves merece um destaque especial, pois não só teve a excelente iniciativa do projecto «Amália Hoje», como evidenciou bom gosto na escolha dos temas e um arranjo coerente dos mesmos, conferindo-lhes uma sonoridade com um estilo próprio, fazendo lembrar, em dois temas, o grupo Pink Floyd (entrada, harmonias e coros no tema «Com que Voz» e harmonias do coro no tema «Fado Português»). Da mesma forma que existe um estilo «rock sinfónico», o estilo interpretado pelo grupo «Hoje » aparenta ser um «pop sinfónico».

Terminando em Setembro deste ano o projecto «Amália Hoje», com os últimos concertos, resta aguardar pelo novo projecto do grupo «Hoje» que, certamente, não ficará pela reinvenção dos temas de Amália.


A voz de Sónia Tavares foi portentosa nos solos (Gaivota, Fado Português, Foi Deus, Medo e Soledad),- revelando força, uma boa extensão vocal, afinação -, Paulo Praça revelou-se um músico com uma interpretação energética fora do vulgar (Nome de Rua, Abandono, L'important c'est la rose) e Fernando Ribeiro, um cantor com excelente presença em palco e que esteve a bom nível nos solos vocais dos temas que lhe foram atribuídos - que tiveram por denominador comum a circunstância de terem sido compostos nos tons mais graves - (Grito, Formiga Bossa Nova).

Nota muito positiva, também, para a iluminotecnia e apenas suficiente para a sonoplastia (por vezes não conseguia salientar, suficientemente, alguns instrumentos - sobretudo guitarras e sintetizador - e a voz de Fernando Ribeiro (terá sido por deficiência do microfone deste)?


O público, que praticamente esgotou o recinto, conseguiu obter ainda três temas adicionais no
encore, acabando por sair muito satisfeito do concerto interpretado pelos treze músicos em palco.

Fonte da imagem: Blitz/A imagem do som

Etiquetas: , , , , , , , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.