2009-04-30

 

Bandas Filarmónicas


Em muitos países europeus, as bandas filarmónicas têm forte tradição, desempenhando um papel social e cultural relevante.

A aprendizagem da música tem uma potencialidade formativa importante, designadamente, na dimensão cívica, social, cultural, artística, humana e... até matemática dos executantes, contribuindo para a educação, sobretudo, dos jovens músicos.

As bandas filarmónicas, pela sua formação e composição, potenciam, normalmente, o diálogo intergeracional, com vantagens para todos.

Imunes a modas, à falta de uma política de apoio aos músicos amadores e aos encargos fiscais pesados que tributam a aquisição de instrumentos musicais, as bandas filarmónicas têm sobrevivido com muitas dificuldades e poucos subsídios.

Falta uma organização forte e activa que associe o universo das sociedades filarmónicas e consiga mudar o panorama musical nacional, promovendo iniciativas que permitam desenvolver as escolas de música e as Filarmónicas nacionais e a eficácia do diálogo e das relações com agentes culturais, económicos e políticos.

[Nota: Descobri um endereço interessante na internet, onde consta um elenco importante de informações sobre a realidade nacional nesta área artística, cultural e social: (clicar aqui para aceder a www.bandasfilarmonicas.com).]





Etiquetas: , , , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.