2008-07-16

 

Tecnologia: Novos meios de contacto e informação de entidades públicas


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O messenger (Live Messenger ou MSN Messenger como era/é conhecido) normalmente conhecido como ferramenta de contacto pessoal com uma lista de amigos e colegas de trabalho, pode ser utilizado para outros fins.

É possível associar a este canal a capacidade de responder a perguntas e obter informações das mais variadas: desde turísticas, até de processos ou de contactos.

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Para exemplificar, o endereço encarta@botmetro.net pode ser adicionado na lista de contactos do Live Messenger. Depois, poderá responder a perguntas relativas a informação que consta da encicolpédia Encarta.

Veja-se o exemplo:

Hugo Cartaxeiro diz:
What do you know about Portugal?
Encarta® Instant Answers diz:
I know many things about Portugal, its geography, its people and its governments.
Hugo Cartaxeiro diz:
Where is Portugal located?
Encarta® Instant Answers diz:
Nation in southwestern Europe, occupying the western portion of the Iberian Peninsula. Portugal lies south and west of Spain, with which it shares the Iberian Peninsula. Population (2006): 10,060,870. Latitude: 39.6420° (39° 38’ 31”) Longitude: -8.3460° (-8° 20’ 46”).


Na realidade, por detrás deste endereço há um Windows Live Agent (ou "bot") que responde a estas perguntas, é consultado um determinado sistema de informação, que poderá ser um qualquer sistema de backoffice. O facto do diálogo estar em inglês apenas sucede porque este Live Agent foi programado para tal.


Aplicado à realidade judicial:

Transpondo este exemplo para a realidade judicial, poderemos antever um canal para consulta do estado de processos, pedidos de informação, etc, com diálogos deste género:

Advogado H. C. diz:
Como estão os meus processos?

Portal da Justiça:

O Sr. Dr. tem quatro processos pendentes:

a) A acção ordinária nº 123/2008, no Tribunal Judicial da Comarca de ... tem audiência preliminar marcada para 30 de Julho de 2008, às 14 horas;

b) Na acção ordinária nº 25/2007, na 10ª Vara Cível de... está a pagamento a taxa de justiça subsequente;

c) Na acção ordinária nº 139/2007, no Tribunal Judicial da Comarca de... foi junto o rol de testemunhas pelos réus;

d) No processo comum com intervenção do tribunal colectivo nº 234/2007, no 2º Juízo Criminal do Tribunal Judicial da Comarca de .... foi marcada a realização do julgamento para o próximo dia 15 de Setembro, pelas 15h15m;

Para mais detalhes, consulte my.tribunais-exemplo.pt.


Este exemplo - adaptado do artigo do Dr. Hugo Cartaxeiro que constitui a fonte desta postagem -, ilustra a integração de sistemas (ERP, Portal) e evidencia como este canal pode abrir novas vias de comunicação no domínio das relações entre o cidadão e as entidades públicas.

Os aspectos da segurança da informação e da privacidade estão acautelados, porque o Live Agent reconhece o utilizador enquanto advogado "X".

Seria interessante conceber uma ferramenta deste género, igualmente, para os cidadãos poderem consultar informações a respeito da agenda dos tribunais, do estado dos processos em que são parte, do modo como podem pedir apoio judiciário, ou como podem ser ressarcidos das despesas com a deslocação a tribunal, enquanto testemunhas, entre outras.


Exemplos reais:

Outros Windows Live Agents encontram-se já funcionais nesta ligação: http://en.wikipedia.org/wiki/Windows_Live_Agents.

O exemplo espanhol

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Na Andaluzia, Espanha, o governo regional lançou precisamente um canal no Live Messenger com um um Live Agent a que baptizaram de Lucia, para responder a mais de 500 perguntas sobre diferentes temas acerca da região da Andaluzia, nomeadamente praias, hotéis, festas ou monumentos. O endereço deste "robot" é robotlucia@andalucia.org e a noticia vem referida aqui.

Um exemplo para as nossas autarquias poderem explorar um canal de comunicação amplamente divulgado, e muito pouco explorado.


Simplis - Programa de simplificação administrativa de Lisboa


Mais um exemplo de inovações tecnológicas a nível autárquico, privilegiando novos canais de comunicação com os munícipes:

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A Câmara Municipal de Lisboa anunciou o seu programa de simplificação administrativa de Lisboa - o Simplis - constituído por 17 medidas.

Parte das quais já constavam do programa Simplex Autárquico que a CM de Lisboa já havia "assinado" com a AMA na semana passada em Cascais.

Agora leva-se mais longe este objectivo reformador, e apresentam-se algumas medidas que - a serem concretizadas - podem mesmo revolucionar a forma como a autarquia lisboeta se relaciona com os seus munícipes.

Medidas como o Licenciamento Aberto, ou o Atendimento Personalizado Online podem alterar a forma como os munícipes se relacionam com a autarquia.

Interessante é verificar a concretização deste conceito de organização que faz por incluir os seus "clientes" dentro da esfera de acesso à informação nos processos e procedimento que lhes dizem respeito.



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Fonte: Hugo Cartaxeiro, "Inovação na Administração Pública Autárquica"
Adaptação (sobretudo na transposição do exemplo para a realidade judicial): Blog de Informação

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