2008-06-08

 

Internet em Portugal: banda larga móvel supera a fixa em número de utilizadores

Pela primeira vez em Portugal, o número de utilizadores de internet com banda larga móvel ultrapassou o número de utilizadores com acesso fixo.

Esta é uma das conclusões das estatísticas da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) sobre serviços de acesso à Internet:"No final do primeiro trimestre de 2008 existiam em Portugal cerca de 1,71 milhões de utilizadores com acessos à Internet em banda larga móvel e 1,58 milhões de acessos à Internet fixos, dos quais aproximadamente 1,52 milhões em banda larga. Pela primeira vez, o número de utilizadores de banda larga móvel ultrapassou o número de clientes de banda larga fixa.

A banda larga móvel apresentou o ritmo mais intenso de crescimento durante o período em análise. O número de utilizadores aumentou 259 mil no trimestre, um acréscimo de 18% face ao trimestre anterior e de 99% em termos homólogos.

Para além do elevado crescimento verificado no número de acessos em banda larga móvel, tem igualmente crescido a sua utilização pelos detentores desses acessos. O número de utilizadores de banda larga móvel activos no período de reporte cresceu 20% no último trimestre, ascendendo a 793 mil utilizadores, valor 152% superior ao verificado no período homólogo.

Considerando o tráfego de acesso à Internet dos acessos móveis como indicador de intensidade de utilização, então o crescimento é ainda mais acentuado, tendo o volume de tráfego (em MB) no período em análise aumentado 40% face ao trimestre anterior.

No caso do serviço fixo de acesso à Internet, o número total de clientes (cerca de 1,58 milhões) decresceu cerca de 2,5% face ao trimestre anterior e 1,3% face ao trimestre homólogo. Trata-se da primeira vez que se regista uma redução homóloga do número total de clientes da Internet fixa.

O número de clientes de acesso dial-up continuou a decrescer, em resultado da migração dos utilizadores para a banda larga e, pontualmente neste trimestre, em virtude de actualizações às séries históricas de clientes de acesso dial-up enviadas por determinados operadores. Neste trimestre, o número destes clientes atingiu cerca de 60 mil, menos 39 mil que no trimestre anterior.

A maioria dos clientes do serviço fixo de acesso à Internet utiliza a banda larga: os clientes destes serviços representam cerca de 96% do total de clientes. O número de clientes dos serviços de banda larga fixa atingiu cerca de 1,52 milhões, menos 2500 que no trimestre anterior. Os clientes de banda larga fixa decresceram, assim, 0,2% face ao trimestre anterior. Em termos homólogos registou-se um crescimento de 3,5%.

A descida dos clientes de acesso fixo à Internet foi provocada pela diminuição dos clientes de ADSL (-3%). Esta descida, verificada pelo segundo trimestre consecutivo, resultou em parte de rescisões contratuais promovidas pela PTC em relação, sobretudo, a clientes de planos pré-pagos. No entanto, a principal tecnologia de acesso à Internet em banda larga fixa continua a ser o ADSL, que representa agora 57,6% do total. O modem cabo é utilizado por 41,2% dos clientes da banda larga fixa."


Fonte: Anacom

Etiquetas: , , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.