2007-11-30

 

Faculdade de Direito Europa-China: a oportunidade perdida por Portugal





Na cimeira União Europeia / China desta semana foi decidida a criação, em Pequim, da Faculdade de Direito Europa-China (Europe-China School of Law), sob a direcção da Universidade de Hamburgo.

Esta iniciativa conta com o suporte de um consórcio de universidades europeias e chinesas e do benefício de um orçamento inicial de 35 milhões de euros.

Está prevista a participação de vinte e cinco docentes universitários alemães no quadro docente e de investigação da nova Universidade, prevendo-se, pois, um forte contributo da «escola de direito alemã» no desenvolvimento do sistema jurídico e do ensino do direito na China.


Também participam na criação e desenvolvimento da nova escola de direito os institutos Max-Planck de Hamburgo, Heidelberg, Friburgo e Munique, a Bucerius Law School de Hamburgo,o Colégio da Europa de Hamburg, a Universidade de Madrid (Espanha), Bolonha (Itália), Robert-Schuman Strasbourg (França), Sciences Politiques, Paris (França), Lund (Suécia), Lovaina (Bélgica), Manchester (Grã-Bretanha), Krakau (Polónia), Maastricht, Universidade da Europa Central (Hungria), a Universidade Eötvos Lorand (Hungria) e o Trinity College de Dublin (Irlanda), além de duas universidades chinesas – a Universidade Chinesa de Direito de Ciência Política (Pequim) e a Faculdade de Direito de Tsinghua.


Fonte: Ministério da Justiça Federal Alemão


Comentário:

Portugal perdeu uma excelente oportunidade para desenvolver novas formas de cooperação com China, através de uma possível participação de universidade(s) portuguesa(s) na criação e desenvolvimento da nova universidade chinesa.

A importância do conhecimento do sistema jurídico português, pelos chineses - e o conhecimento do sistema jurídico chinês pelos portugueses [v.g. direitos de propriedade intelectual :-)))] -, é evidente, perante a realidade macaense, os laços históricos que ligam os dois povos há cerca de cinco séculos e as actuais relações económicas e políticas entre os países lusófonos e a China.

Talvez uma iniciativa diplomática de última hora ainda possa associar alguma universidade portuguesa ao projecto agora iniciado?

Fica a sugestão.

Etiquetas: , , , ,


Comments:
Realmente uma oportunidade de "ouro" que está a escapar a Portugal, sobretudo quando se intensifica a cooperação com os BRIC, nesta situação com a China.

Divulguei este post no meu blog pelo elevado interesse que me despertou, espero que não haja problema.

Os meus cumprimentos

Vasco Casimiro
 
Muito Boa Noite,

Ao estudo do passado para compreensão do presente e
Eventual preparação do futuro... uma concepção de História
adestrada nas nossas Escolas nos tempos de hoje, no qual se inclui a História de Portugal na sua forma mais pedagógica, mais uma vez, com tristeza verifico que como disse e muito bem o Sr. Vasco
« Realmente uma oportunidade de "ouro" que está a escapar a Portugal » Na verdade desde épocas remotas que as oportunidades se escapam a Portugal...
Blogs como este pelo elevado interesse que despertam são cada vez mais
Necessários e úteis.

Respeitosos cumprimentos.

Marcelo Francisco
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.