2007-10-22

 

Stabat Mater





No passado sábado, dia 20 de Outubro, assisti à peça Stabat Mater, superiormente interpretada pela actriz Maria João Luís (interpretação que mereceu, inclusivamente, o
Prémio da Crítica 2006 da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro).

A obra constitui o primeiro texto teatral escrito pelo autor italiano Antonio Tarantino, cuja formação em artes plásticas encontra expressão significativa na força cromática da linguagem do guião.

A peça não é, de facto, o hino católico do século XIII, revelando, antes, uma Stabat Mater (Estava a mãe) dolorosa do século XX:
Maria, ex-prostituta, mergulhada na miséria, sozinha, resignada e cheia de ódio contra a sociedade, à procura do filho desaparecido.

Num texto onde os actos se sucedem, em linguagem ácida e crua da Mater, que evolui em hipérboles sucessivas, marcadas por súbitas mudanças de cadência e intensidade, o autor revela perspectivas corrosivas de uma certa sociedade corrompida e falsa, onde apenas subsiste, como genuíno, o amor de uma mãe.

Uma peça de interpretação difícil - e sobretudo exigente -, superiormente interpretada pela actriz Maria João Luís, que apenas merece aplauso.


Contudo, julgo pertinentes os seguintes reparos:

a) o texto, excessivamente caracterizado por referências italianas, deveria ter merecido uma adaptação portuguesa com referências à realidade lusa, na medida em que a actriz, ao interpretar o papel, "transpirava a sua alma lisboeta por todos os poros"...;

b) os anéis que brilhavam nas mãos da actriz não eram adequados à personagem;

Fonte da imagem: Artistas Unidos



Nota Final:

Esta peça poderá ser vista:

Em Loulé (Convento de Santo António) a 3 de Novembro de 2007
No Teatro das Beiras (Covilhã) a 24 de Novembro de 2007
No Centro de Artes do Espectáculo (Portalegre) a 30 de Novembro de 2007
No Teatro Municipal (Bragança) a 18 de Janeiro de 2008

Etiquetas: , , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.