2007-09-19

 

Tecnologias da informação




Uma notícia iGov:


O Centro para o Desenvolvimento da Linguagem da Microsoft Portugal desenvolveu uma aplicação de reconhecimento de voz para promover reuniões e outras formas de contacto pessoal durante a 4ª Conferência Ministerial de eGovernment de Lisboa. A Plataforma «Peer Networking», baseada em Exchange 2007 Outlook Voice Access da Microsoft, permite aos conferencistas estabelecerem redes de contacto entre si, em Português ou Inglês, numa dinâmica de socialização.

«A ideia é ser um serviço de socialização, não há uma carga formal», explicou Virgílio Ribeiro, da Microsoft, durante a apresentação da plataforma que foi desenvolvida pela empresa propositadamente para a 4ª Conferência Ministerial de eGovernment de Lisboa.

O serviço vai permitir aos utilizadores propor, consultar e aceitar reuniões entre si,«num conceito de Peer Networking fácil, eficiente e socialmente prático», durante o evento, num determinado espaço físico. A nível prático, o servidor Exchange 2007 comunica com uma infra-estrutura telefónica, que permite receber chamadas dos telemóveis dos conferencistas e, através do Outlook Voice Access, em Português ou em Inglês, qualquer um poderá consultar o seu calendário através de comandos de fala, bem como obter a informação necessária do sistema com síntese de fala, nestas duas línguas.

Os participantes na Conferência acedem ao sistema através do seu telemóvel e consultam o calendário, ouvindo as marcações de reuniões, podendo aceitar ou recusar marcações de outros conferencistas, apenas utilizando comandos de fala. As reuniões são agendadas através de uma operadora, que marca o encontro a pedido de um deles, sendo posteriormente inserida no calendário de ambos, nas respectivas caixas de correio do Exchange.

O convidado recebe uma SMS dando conta da solicitação de reunião, podendo de seguida ligar para o sistema através do seu telemóvel e aceitar ou recusar a proposta. O responsável pela marcação do encontro receberá depois uma SMS a indicar a resposta. A operadora actualiza as reuniões marcadas em PowerPoint que serão visualizadas num ecrã, na zona da mesma operadora.


Comentário:

Esta tecnologia poderá servir para, a curto ou médio prazo, os tribunais diligenciarem pela marcação dos julgamentos...

Tendo em conta a circunstância de existirem mais telemóveis em Portugal do que... habitantes..., os cidadãos poderiam registar o seu número de telemóvel numa base de dados, para efeitos de notificação para comparência em certos actos processuais, como julgamentos, confirmando, pela mesma via, a sua presença, ou propondo alternativas.

O mesmo sistema poderia servir para alertar os intervenientes processuais quanto a adiamentos de última hora, prevenindo a deslocação inútil das pessoas a tribunal.

O sistema permitiria também reservar salas de audiência, sistemas de vídeo-conferência, et alia...

Esse canal de comunicação não poderia constituir, como é evidente, a única forma de notificação e comunicação com os diversos intervenientes processuais.

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.