2007-07-19

 

O segredo de justiça divide o legislador


Segundo publicado no Diário Digital, apesar de se tratar do último dos diplomas legislativos do pacto para a justiça previsto para esta sessão legislativa, ao fim de quatro meses de discussão na especialidade, o Código de Processo Penal ainda não tem o consenso do P.S. e do P.S.D..

De acordo com o Público, o que está em causa apenas será a extensão do segredo de justiça, que os sociais-democratas pretendem mais restrita que os socialistas.

A proposta de lei do Governo determina que «o processo está sujeito a segredo de justiça até ao termo do prazo para requerer a abertura da instrução, excepto se o Ministério Público determinar a sua publicidade», condicionando esta decisão do Ministério Público ao acordo dos arguidos.

É, porém, neste ponto que o PSD tem um entendimento diferente, mas «a bem das negociações», ninguém quis avançar o que, em concreto, ainda dividia ontem os dois partidos.

O diploma, que juntamente com o Código Penal, aprovado na semana passada, tem prevista a entrada em vigor no próximo dia 15 de Setembro, vai ser votado hoje em plenário. Contudo, isso pressupunha que já estivesse aprovado na especialidade, conforme estava agendado para a terça-feira passada.

Contudo, à última hora, o P.S.D. pediu o adiamento.»

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.