2007-07-17
Carmina Burana
Nas últimas três noites, teve lugar em Faro um concerto onde actuou a Orquestra Sinfónica Portuguesa, o Coro do Teatro Nacional São Carlos e os «Jovens Cantores de Ossónoba», de Faro.
Tendo como solistas, nomeadamente, o tenor Carlos Guilherme e o barítono Leonardo Neiva, com direcção musical de Günter Neuhold, Carmina Burana, (cânticos profanos) é uma cantata de Carl Orff, sendo das mais conhecidas páginas do repertório de concerto.
Embora Carl Orff tenha composto a obra na forma de uma cantata cénica, os Carmina Burana aparecem mais frequentemente incluídos nos programas das salas de concerto.
A cantata consiste numa colecção de poemas e pequenas peças escrita em latim e alemão medieval encontradas em Beuron, uma abadia beneditina a certa de 100 km a Sul de Munique, em 1803.
Datado do século XIII, o manuscrito de origem alemã, continha aproximadamente 250 poemas entre outras peças. Quando Johann Andreas Schmeller publicou a colecção em 1847, intitulou-a «Carmina Burana» ou seja Canções de Beuron.
Tendo como solistas, nomeadamente, o tenor Carlos Guilherme e o barítono Leonardo Neiva, com direcção musical de Günter Neuhold, Carmina Burana, (cânticos profanos) é uma cantata de Carl Orff, sendo das mais conhecidas páginas do repertório de concerto.
Embora Carl Orff tenha composto a obra na forma de uma cantata cénica, os Carmina Burana aparecem mais frequentemente incluídos nos programas das salas de concerto.
A cantata consiste numa colecção de poemas e pequenas peças escrita em latim e alemão medieval encontradas em Beuron, uma abadia beneditina a certa de 100 km a Sul de Munique, em 1803.
Datado do século XIII, o manuscrito de origem alemã, continha aproximadamente 250 poemas entre outras peças. Quando Johann Andreas Schmeller publicou a colecção em 1847, intitulou-a «Carmina Burana» ou seja Canções de Beuron.
Comentário:
Esmagador.
Mais de duas centenas de músicos, entre instrumentistas e cantores, preencheram o palco físico e sonoro do Teatro Municipal de Faro, perante um público atento que esgotava a sala.
Impressionou a beleza e actualidade estética e harmónica da Cantata, apesar da antiguidade da partitura, que foram bem salientadas através de uma interpretação irrepreensível.
O concerto de segunda-feira mereceu um forte aplauso do público, que ovacionou os intérpretes durante pouco mais de sete minutos, justificando seis subidas ao palco do maestro e dos solistas.
Impressionou a beleza e actualidade estética e harmónica da Cantata, apesar da antiguidade da partitura, que foram bem salientadas através de uma interpretação irrepreensível.
O concerto de segunda-feira mereceu um forte aplauso do público, que ovacionou os intérpretes durante pouco mais de sete minutos, justificando seis subidas ao palco do maestro e dos solistas.
Etiquetas: Carmina Burana, Teatro Municipal de Faro