2007-07-12

 

ACTA e Orquestra do Algarve em Tavira












No dia 11 de Julho de 2007, a partir das 22h40m, a companhia de teatro ACTA e a Orquestra do Algarve deram um espectáculo na Praça da República, interpretando a peça «O Empresário».


«O Director Queiroz recebe uma carta do Ministério da Cultura garantindo financiamento para a Companhia de Artes Performativas do Sul mediante um conjunto de condições. Estabelece-se uma discussão sobre critérios de qualidade entre o Director e os seus assistentes e marcam-se audições para escolher e contratar actores e cantores. No dia marcado para essas audições (o próprio dia do espectáculo) aparece uma multidão de candidatos: todo o público presente.

Começam então as peripécias da comédia. O rico Senhor Azevedo vem subornar a companhia para que a sua amante seja contratada. Ela aparece e insiste em passar a audição: um Frei Luís de Sousa ultra-romântico. Sobe mais uma candidata, jovem, séria e profissional, fará um monólogo da Medeia que encanta de imediato o Director Queiroz e adormece o seu assistente Silva. Sobe uma cantora, pela mão do Maestro. Canta uma ária “singela”. É chamada a Dona Ivette, grande estrela da Revista que apresentará uma cena de comédia a que o Director Queirós torce o nariz. Por último uma cantora cheia de vocalizos agudos que irá reivindicar o seu estatuto de prima donna. O terceto estabelece as regras e a paz virá com o quarteto final onde todos desejam dar o seu melhor à arte.».


Comentário:

O espectáculo atraiu um público que esgotou o anfiteatro da Praça da República, com a presença de mais de mil e seiscentas pessoas.

Houve comédia - registando-se, com agrado, a participação, como «actor», do Maestro da Orquestra do Algarve, Osvaldo Ferreira -, e música, num espectáculo de entretenimento de verão, próprio, também, para o anfiteatro ao ar livre. Nota muito positiva para a interpretação musical, instrumental, vocal, teatral e, também, para a cenografia, a sonoplastia e a iluminotecnia.

No fim do espectáculo, os aplausos - de pé, fortes e prolongados -, premiaram os actores e músicos.

Sugere-se a repetição do espectáculo em fins de Agosto, ou na primeira quinzena de Setembro, no mesmo local.

A parte inicial do texto da peça fez lembrar os problemas de financiamento da companhia de teatro ACTA, recentemente tornadas públicas aqui...

Fonte da imagem: Observatório do Algarve (hiperligação anterior)



Etiquetas: , , , , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.