2007-06-13
Maior protecção para os motociclistas
Segundo a edição de hoje do Diário de Notícias, «Os rails de protecção para os motards vão começar a ser colocados nas auto-estradas portuguesas já a partir de Setembro e até ao final do ano.
São cerca de 400 locais, considerados perigosos, que resultam em 50 quilómetros de sublanços, que vão desde a A1 à A14. As novas barreiras consistem numa espécie de "saia metálica" que amortece o embate dos motociclistas e os protege da extremidade cortante dos prumos que fixam os rails.
A Federação Nacional de Motociclismo (FNM) já se manifestou satisfeita e a Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M) também. Até porque existem no País 600 mil utilizadores de motociclos. No entanto, Manuel João Ramos, da ACA-M, alerta: "Ainda há muito a fazer. Pior que as auto-estradas são as estradas nacionais e municipais, onde há pouca protecção."
A colocação de rails protectores nas auto-estradas surge no âmbito do cumprimento da legislação aprovada pela Assembleia da República em 2004 (a Lei n.º 33/2004), após longa reivindicação dos motards. O concurso público para a aquisição e montagem do equipamento foi ontem lançado pela concessionária Brisa, devendo ficar concluído até ao mês de Agosto. "O material começará a ser aplicado em Setembro nos vários locais definidos", confirmou ao DN fonte da empresa.(...)»
Fonte da notícia: D.N.
Fonte da imagem: Tudo sobre Rodas
Fonte da imagem: Tudo sobre Rodas
Etiquetas: auto-estradas, motociclismo, Rails de protecção