2013-12-02

 

Agências de rating com falhas nos procedimentos



Manipulação dos mercados financeiros? 

«A autoridade europeia para os mercados financeiros, a ESMA, divulgou hoje um relatório a identificar as deficiências no processo de atribuição de ‘ratings' soberanos pela S&P, Moody's e Fitch. Da investigação feita pelo regulador foram detectadas várias falhas no modo de actuação destas entidades.



Começando pela independência e pela prevenção de conflitos de interesse, a ESMA detectou que algumas decisões de atribuição de ‘rating' tiveram o envolvimento de membros seniores da gestão das agências, que deram as directrizes da decisão sobre os ‘ratings' aos analistas que acompanhavam esses mesmos emitentes. (...)

Além disso, o envolvimento de gestores da administração das agências pode levantar problemas de independência na decisão tomada, já que estão envolvidos nas decisões de negócio e de gestão da própria agência de ‘rating'.

Outro dos problemas identificados pela ESMA tem a ver com a confidencialidade da informação (...) o regulador detectou que "em diversas ocasiões houve uma divulgação de futuras decisões de ‘rating' a uma terceira parte não autorizada". A ESMA mostrou-se preocupada com a ausência de controlos internos que evitem estas situações.

Aliado a este problema, a ESMA refere o tempo excessivo que demora o processo que vai da decisão da alteração de ‘rating' até à publicação dessa informação. (...)

Outras falhas apontadas pelo regulador têm a ver com o processo de notificação de alterações de ‘rating' aos soberanos alvo dessa acção, sobre o pouco tempo que os comités para atribuir ‘ratings' levam a tomar uma decisão relativamente à nota de crédito de um determinado país e sobre a atribuição das funções de avaliar os Estados a recursos humanos com pouca experiência ou mesmo recém-contratados.»

Fonte da notícia (com exclusão do título): Diário Económico
 

Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.