2013-11-11

 

História de Portugal num programa de rádio e...blog


O programa de rádio, da autoria da Dra. Virgínia da Silva Veiga, pode ser escutado, em diferido, clicando-se aqui.

Para aceder ao blog, basta clicar aqui.



Sob a designação genérica Histórias de Portugal, o conjunto de investigações agora trazidas a lume constitui a base de treze guiões, perfazendo um trimestre de emissões semanais, de uma hora, de igual número de programas de rádio, com episódios de tempos medievais a contender com o reino português, mas também com os de Aragão, Castela e Leão, na Idade Média, na medida em que personagens, locais ou acontecimentos envolveram o lado Luso da Península Ibérica. Em simultâneo, os trabalhos serão editados em livro cujas notas e bibliografia tiveram o propósito de fornecer a futuros ouvintes e leitores acesso à explicação pormenorizada do conteúdo audível, num propósito único de divulgação de História de Portugal ao grande público.

Contendem os treze textos com localidades em diferentes pontos da Ibéria como Aveiro, Braga, Coimbra, Estarreja, Ílhavo, Odivelas, Póvoa de Varzim, São Pedro de Rates, Silves, Tarouca, Vagos, Vila do Conde e outras hoje quase no anonimato, como Roxico ou Soza, esta última, originalmente jurisdição de templários, a ter figurado como sede do culto de Santa Maria de Rocamador, ainda hoje vivo em Cahors ou Roncesvalles e a contender com a História do Sal. Alastram, contudo, o interesse a Santiago de Compostela ou mesmo a Briviesca, Añana e Poza, com notícias sobre el Monasterio de Las Huelgas e a sua patrona, ali designada por D. Blanca Alfonso, durante cuja administração se defende ter sido originado o Códex las Huelgas, o manuscrito a marcar todas as investigações sobre Música Medieval.

Em acrescento ao estudo da evolução da linha de fronteira voltada ao Atlântico, em medievos tempos, trazem-se pormenores de cultos antigos, como o da Virgem Negra ou da Senhora do Ó, abordados num contexto onde se mostra o retrato físico de Isabel de Aragão ou do pai, Pedro o Grande, com novidades sobre as dádivas da sagrada rainha à basílica galega.

Pelo percurso aparecem outras personagens destes reinos do sul da Europa, como o Arcebispo D. Berenguel de Landoria, D. Branca Afonso, irmã de D. Dinis, mãe solteira, e o seu filho D. Juan Núñez de Prado, mestre da Ordem de Calatrava, D. Sancho I, D. Vataça Lascaris, D. João Afonso de Albuquerque, o Ataúde, Maria de Molina e, sobretudo, D. Afonso XI de Castela e o manual destinado à respectiva coroação, da autoria de um bispo de Coimbra, hoje guardado na Biblioteca de El Escorial: el Libro de La Coronación.

Em contributo à História da Arte aduzem-se elementos sobre a iconografia dos cultos abordados, com inovadoras formas de ver peças dos acervos da Catedral de Santiago de Compostela, da Paróquia de Soza, do Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, do Museu de Lamego e do Mosteiro de São João de Tarouca.

Lendas e tradições aparecem pela mão dos historiadores Alexandre Herculano, D. Pedro Afonso e Marc Bloch, no prisma sedutor que sempre encerram mas acima de tudo como forma de aflorar métodos de investigação posto tratar-se sempre de História no seu rigor.

Com justificadas excepções, os temas são sempre acompanhados de Música Antiga executada por agrupamentos seleccionados pela reconhecida busca de instrumentos coevos dos compositores e esforço de adequação e intuição da forma original.

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.