2011-06-29

 

Computador mais rápido do mundo


A lista de computadores mais rápidos do planeta, divulgada duas vezes por ano, classificou o computador japonês denominado “K” - ainda em desenvolvimento - como o mais rápido.

A máquina da Fujitsu, criada em colaboração com o instituto nipónico de investigação Riken, conseguiu efectuar 8.160 milhões de operações por segundo, mais do triplo do que o computador que liderou a última tabela, o chinês Tianhe-1A.

O projecto “K” obrigou a um investimento equivalente a 975 milhões de euros e será utilizado no calculo da previsões de mudanças climáticas, refere um despacho da agência Kyodo.

Com o reconhecimento da TOP500, o Japão coloca-se pela primeira vez nos últimos sete anos na mais alta classificação do ranking que historicamente sempre dominou com os Estados Unidos, mas que nas últimas listagens tem visto maior competição da China e pela Índia.


Fonte: Destak


Comentário:

Mais importante do que a realidade física e o desempenho do equipamento informático colossal acima referido, a evolução tecnológica permite antever progressos extraordinários nas mais variadas áreas científicas, desde a medicina à climatologia, da física à electrónica, da química à engenharia mecânica.

Nunca os progressos científicos foram tão rápidos como na actualidade. Os meios informáticos revelaram-se uma ferramenta imprescindível para a revelação integral do genoma humano, outras descobertas na medicina, cálculos de física, previsão climática e outros domínios do conhecimento.

Etiquetas: , , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.