2011-01-17

 

Lince - Conversor de documentos para a nova ortografia



Apresentação

O Lince é uma ferramenta de apoio à implementação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa que converte o conteúdo de ficheiros de texto para a grafia neste momento a ser introduzida em vários países do espaço da CPLP. Suporta vários formatos e permite converter em simultâneo um número elevado de ficheiros de qualquer dimensão. Pode ficar a saber mais acerca do Lince na página de apresentação detalhada.

Para usar a aplicação, que é gratuita e de distribuição livre, escolha o instalador adequado:

O Lince exige Java em versão 1.5 ou superior, que pode descarregar aqui.


Fonte: Portal da Língua Portuguesa

Etiquetas: , , ,


Comments:
Caro Dr. Jorge Langweg,
Apesar de todo o respeito que tenho por si, não me parece muito correcto fazer a apologia de uma aberração imposta politicamente a toda uma nação, tentando-a obrigar a abdicar de parte da sua herança cultural - a Língua - por primaríssimo decreto!
Isto numa altura em que a maior parte das grandes editoras portuguesas - salvo as aderentes ao regime miserável que temos - se recusam a aplicar o dito «acordo» (que de acordo nada tem), e muitos autores portugueses - e até das antigas Províncias Ultramarinas - se recusam a escrever como indivíduos quase analfabetos.

A língua evolui naturalmente, nunca por decretos ou vontades políticas mais ou menos aberrantes. E esta visa precisamente nivelar por baixo, por muito baixo.

Assim, nunca o aplicarei, pois sou Português, e não um brasileiro de favela (e muito menos politicamente correcto).

Perdoe-me pois a minha indignação, e aceite os meus cumprimentos.
 
Estimado leitor;

respeito e compreendo o seu ponto de vista que, no essencial, partilho.

A língua constitui um dos principais elementos que identificam uma identidade cultural e é, por definição, um código tradicional através do qual as pessoas comunicam.

A ortografia constitui a sua expressão escrita.

Também continuo a utilizar a ortografia "clássica", a qual subsiste, na comunidade, enquanto código válido e preponderante de comunicação escrita.

A razão de ser da inclusão do aplicativo de conversão neste blogue prende-se com a vocação deste espaço de informação, onde divulgo, sobretudo, matérias que classifico de interesse público.

Sabia - porque já fui questionado a esse respeito - que existiam leitores que procuravam um aplicativo como o «Lince». Daí a referência neste espaço de informação.

A sua inclusão também permitiu esta troca de opiniões, a qual também constituirá um novo alerta e um despertar de consciências para a necessidade de preservação da nossa língua-mãe,a qual contribui para agregar esta grande família de raiz portuguesa.

A escolha, agora, é de todos e de cada um... como sempre.

Obrigado pelo seu contributo.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.