2008-09-02
Chrome: Google lança o seu próprio browser
O novo browser poderá ser descarregado gratuitamente a partir de hoje em mais de 100 países, estando disponível, nesta fase, apenas para os utilizadores do Windows. Segundo a Google, estão a ser desenvolvidas versões para Mac e Linux.
Num post publicado no blog oficial da Google, dois responsáveis da empresa, Sundar Pichai e Linus Upson, revelam que o Chrome nasceu do desejo de construir uma «plataforma moderna para páginas e aplicações Web».
Nesse sentido, o Chrome permite, segundo a Google, obter um melhor desempenho das actuais aplicações Web e inclui a um novo motor Javascript mais poderoso, denominado V8, que será inclusive capaz de correr aplicações Web impossíveis nos browsers de hoje.
O suporte para o Gears, a plataforma iniciada pela Google que possibilita a execução offline de algumas aplicações online, virá incluído.
Outras funcionalidades incluem uma barra de endereços "inteligente", um novo formato para as abas de navegação, que se situam na parte superior da janela - e não por baixo da barra de endereços -, e uma página inicial predefinida que exibe "thumbnails" dos endereços mais visitados pelo utilizador.
|
Os conteúdos de cada aba são executados de forma isolada (dentro de uma "sandbox"), evitando que os eventuais problemas numa aba "crashem" as outras e protegendo o computador de ataques maliciosos.
O Chrome é um projecto de código-aberto, uma vez que utiliza componentes do WebKit, o motor de renderização de código-aberto utilizado no Safari, e do Firefox.»
Para aceder à página que permite descarregar o novo programa informático, clique aqui.
Fonte: Ciberia.aeiou
Blog Oficial do Chrome: Blogoscoped
Etiquetas: browser, Chrome, internet