2008-09-02

 

Chrome: Google lança o seu próprio browser


«A Google disponibiliza hoje para download uma versão beta do Chrome, um browser de código-aberto desenvolvido pela gigante da Internet que replica o conceito da espartana página do seu motor de busca: simples, limpo e rápido.

O novo browser poderá ser descarregado gratuitamente a partir de hoje em mais de 100 países, estando disponível, nesta fase, apenas para os utilizadores do Windows. Segundo a Google, estão a ser desenvolvidas versões para Mac e Linux.

Num
post publicado no blog oficial da Google, dois responsáveis da empresa, Sundar Pichai e Linus Upson, revelam que o Chrome nasceu do desejo de construir uma «plataforma moderna para páginas e aplicações Web».

Nesse sentido, o
Chrome permite, segundo a Google, obter um melhor desempenho das actuais aplicações Web e inclui a um novo motor Javascript mais poderoso, denominado V8, que será inclusive capaz de correr aplicações Web impossíveis nos browsers de hoje.

O suporte para o
Gears, a plataforma iniciada pela Google que possibilita a execução offline de algumas aplicações online, virá incluído.

Outras funcionalidades incluem uma barra de endereços "inteligente", um novo formato para as abas de navegação, que se situam na parte superior da janela - e não por baixo da barra de endereços -, e uma página inicial predefinida que exibe "
thumbnails" dos endereços mais visitados pelo utilizador.


Ao nível da segurança e da privacidade foi implementada protecção activa contra phishing e malware, assim como um modo de navegação privada, semelhante ao existente no Apple Safari e na beta 2 do Internet Explorer 8.

Os conteúdos de cada aba são executados de forma isolada (dentro de uma "sandbox"), evitando que os eventuais problemas numa aba "crashem" as outras e protegendo o computador de ataques maliciosos.

O Chrome é um projecto de código-aberto, uma vez que utiliza componentes do WebKit, o motor de renderização de código-aberto utilizado no Safari, e do Firefox.»


Para aceder à página que permite descarregar o novo programa informático, clique aqui.


Fonte: Ciberia.aeiou

Blog Oficial do Chrome: Blogoscoped




Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.