2007-05-08

 

Informática: avançam os esforços de promoção da interoperabilidade das plataformas Windows e Linux



A Microsoft e a Novell anunciaram ontem a adesão da Dell à aliança tecnológica e de marketing entre as companhias, no âmbito da promoção da interoperabilidade das plataformas Windows e Linux no ambiente corporativo.


Desta forma, o fabricante de computadores (Dell) passa a trabalhar em conjunto com a Microsoft na distribuição de certificados do SUSE Linux Enterprise Server, além de providenciar serviços e programas dedicados à migração de novos clientes para o sistema operacional livre.

Em comunicado oficial, a Microsoft e a Novell declararam que, desde o anúncio do acordo, mais de 40 mil novos certificados de subscrição de suporte ao SUSE Linux Enterprise Server foram activados no âmbito do programa de colaboração entre Microsoft e Novell.

Com o anúncio, a Dell passa a ser a primeira grande fabricante a promover a interoperabilidade dos sistemas Linux e Windows em servidores.

O foco das acções de marketing para migração dos usuários estará em três áreas: workshops de interoperabilidade, serviços de migração e demonstração de migração de conceitos.

A notícia tem importância acrescida na União Europeia, onde a opção política pelo software livre na administração pública é uma realidade em países como a Alemanha e a França, nações onde a formação de base tecnológica dos utilizadores continua a ser, principalmente, em software de código-fonte propriedade da Microsoft, o qual se tem revelado, também, mais user friendly e, nalguns sectores de actividade, com custos mais reduzidos.

A implementação da promoção da interoperabilidade dos sistemas Linux e Windows, nos termos descritos, constituirá, por um lado, um incentivo à «democratização» do Linux e, por outro, uma abertura indirecta do «mercado Linux» para os produtos da Microsoft, mediante políticas tecnológicas, de marketing e de formação em matéria de compatibilização da produção da empresa de Redmond com produtos de software aberto.

A importância deste recente posicionamento é acentuado pelo facto desta empresa de tecnologia ser aquela que, a nível mundial, mais investe em pesquisa e desenvolvimento.


Fonte da notícia: ResellerWeb
Fonte da imagem: MenteDigitale


Etiquetas: , , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.