2007-04-15

 

Listas de discussão (mailing lists) de Direito em Portugal


Ciberjus
Forlegis
Fórum da A.S.J.P.
Justiça Independente - Fórum Permanente -


As listas de discussão (mailing lists, ou, nos exemplos apresentados, electronic mailing lists) jurídica permitem a troca de ideias, experiências, preocupações e informações interessantes, contribuindo para uma melhor cultura judiciária.

Este instrumento de comunicação tem a potencialidade de aproximar as pessoas (desde que sejam observadas as regras da netetiqueta) - muitas com distintas experiências de vida -, mediante um melhor conhecimento recíproco e, ainda, de aumentar a cultura judiciária dos seus membros.

Em pleno século da informação, as listas de discussão já se tornaram - para muitos dos seus membros - um modo relevante de comunicação.

Em Portugal, o número global de membros de lista(s) de discussão jurídica ascende a menos de um milhar.

De que estão à espera as restantes dezenas de milhar?...

Actualização (em 16 de Abril de 2007):

Fruto da colaboração do leitor identificado nos «Comentários», passo a indicar mais três listas de discussão:


Fórum da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa

Fórum da Ordem dos Advogados

Centro de Formação on-line - C.F.O. - da Ordem dos Advogados

Etiquetas:


Comments:
Bom dia,

Já agora, deixo outro forum, de registo livre (embora recentemente a possibildiade de colocar questões tenha sido limitada): o forum da Procuradoria Geral Distrial de Lisboa (http://www.pgdlisboa.pt/pgdl/forum/for_main.php).

E acrescento que, o ciberjus parece estar encerrado a novas inscrições há longos anos (fala quem tem tentado por diversas vezes aceder a tão bem falado fórum), o Fórum da A.S.J.P. é selectivo, e por fim, o site Justiça Independente - Fórum Permanente, parace-me ser um fórum unirediccional, não se inserindo bem na noção de fórum que me parece estar aqui em causa.

De qualquer modo, acrescento ainda mais dois, que, infelizmente, são igualmente exclusivistas: o forum da Ordem dos Advogados(www.oa.pt), e o forum do Formare (plataforma de ensino online da mesma OA, em http://www.formare.pt/oa).

Penso que os juristas, na sua generalidade, têm de se contentar com a Forlegis, que é, até à data, um pequeno - e magnífico - segredo.
 
Muito obrigado pelas suas observações.

Apenas importaria corrigir a impressão deixada relativamente ao «Justiça Independente, Fórum Permanente».

Trata-se, efectivamente, de uma e-mailing list, cujo acesso se encontra condicionado pela prévia inscrição do interessado.

Contudo, o acesso ao fórum tem sido limitado - pelo menos até ao presente - a juízes.

Talvez no futuro a possibilidade de acesso ao fórum permanente seja alargada a outras profissões. Se isso suceder, darei conta dessa novidade no «Blog de Informação».

Agradeço, ainda, as referências às três listas de discussão não mencionadas na «postagem», que acrescentarei de imediato.

Com os melhores cumprimentos,
Atentamente,
Jorge M. Langweg
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.