2007-02-11

 

Instituto Europeu de Tecnologia






A criação do IET, proposta pela Comissão a 18 de Outubro, tem como objectivo a criação de um pólo de excelência que congregue estudantes, cientistas e empresas da Europa e promova a investigação e o conhecimento, servindo de argumento para a fixação dos cérebros no espaço comunitário, em alternativa aos Estados Unidos da América (EUA).


O desenho final do Instituto Europeu de Tecnologia será apresentado na presidência alemã ou já na portuguesa, dependendo do nível de especificação a que se queira chegar, disse o presidente da Comissão Europeia. Num encontro com jornalistas portugueses, José Manuel Durão Barroso sublinhou que se se optar por uma fase mais geral de definição do Instituto Europeu de Tecnologia (IET), o projecto será aprovado formalmente até Junho, ainda durante a presidência alemã da União Europeia. Só então será escolhida a localização do instituto.

Actualmente, a União Europeia investe menos um terço em investigação do que os EUA.


Fonte da notícia / imagem: Ciência Hoje


Comentário:

Seria útil que na concretização das áreas e estruturas orgânicas de investigação do Instituto esteja previsto um departamento destinado ao estudo, criação e desenvolvimento de soluções tecnológicas para a área da administração da justiça.

Além das vantagens evidentes no plano da capacidade de resposta dos Tribunais dos estados-membros, tal departamento poderia promover soluções que fossem harmonizar procedimentos processuais nos estados-membros da União Europeia.



Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.