2007-01-19

 

Tecnologia: acesso à internet no Algarve entre os 50 e os 100 MB/s em 2008








Segundo notícia do Observatório do Algarve que pode ser lida, na íntegra, aqui e que ora se transcreve parcialmente:


Largura de banda nunca vista no Algarve


PT, Vodafone, TV Cabo e Novis já manifestaram interesse na rede de fibra óptica que a empresa Águas do Algarve vai disponibilizar aos operadores de telecomunicações. Toda a região vai ter largura de banda entre 50 e 100 Mpbs.

A aposta da Águas do Algarve no sector das comunicações promete revolucionar o acesso à Internet na região, colocando todo ao Algarve à mesma velocidade de algumas zonas privilegiadas de Lisboa e do Porto.

A empresa vai colocar à disposição dos operadores a vasta rede de fibra óptica que acompanha o sistema de abastecimento de água no Algarve. Assim, praticamente toda a região, incluindo os lugares mais remotos, terá largura de banda entre os 50 e os 100 Mpbs (megabits por segundo).

Trata-se de um verdadeiro salto tecnológico, se atendermos ao facto que a maior largura de banda disponível hoje no mercado é de 24 Mbps, através do sistema ADSL.

O acesso dos operadores à rede será feito através da Águas do Algarve Comunicações (AAC), uma nova empresa que será criada com capital exclusivo da Águas do Algarve.

O projecto já teve luz verde da Águas de Portugal, tendo seguido para aprovação no Instituto Regulador de Águas e Resíduos (IRAR).

“Queremos aproveitar melhor uma estrutura que até agora ainda não estava a ser rentabilizada”, explicou, em entrevista ao Observatório do Algarve, Artur Ribeiro.

O administrador da Águas do Algarve garante que o projecto que está a desenvolver vai “proporcionar melhor qualidade de vida na região”, até porque o acesso à Internet “será igual em Faro ou em Martinlongo”.

Numa primeira fase, a empresa vai investir cerca de quatro milhoes de euros em melhoramentos na rede, de forma a garantir a fiabilidade da estrutura.

“Não queremos interrupções nem avarias sistemáticas. É um investimento que também vai melhorar o nosso serviço interno”, acrescentou Artur Ribeiro.

Para já ainda não é possível adiantar o preço a pagar pelo acesso à rede, que só deverá ser comercializada em 2008. Mas o administrador garante que se trata de um “negócio vantajoso” para a empresa, tendo já recebido o interesse de vários operadores de telecomunicações, nomeadamente a PT, a Vodafone, a TV Cabo e a Novis.


Comentário:

Tanto os agentes económicos, como as instituições (v.g. os Tribunais) devem começar a pensar como aproveitar a largura de banda anunciada para 2008.

Soluções de comunicação, transferência de dados, backups e localização de servidores centrais para redes informáticas podem - e devem - ser agora repensadas, a nível regional.

Exemplo: poderá ser planeado e instalado um servidor regional no âmbito da rede informática dos Tribunais, destinado, entre outras finalidades, a arquivo central dos ficheiros informáticos resultantes das gravações de imagem digital no âmbito da documentação das audiências - já previstas para 2008 -.

Para reflectir.

Fonte da notícia / imagem: Observatório do Algarve


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.