2007-01-29

 

Divulgação: Fernando Lopes Graça



Texto da Antena 2:


Fernando Lopes-Graça (FLG) nasceu há 100 anos. A RDP celebra o génio do compositor, lançando uma edição/caixa de 10 discos.

A colectânea, construida a partir dos arquivos da RDP, inclui 40 obras de Lopes-Graça. Dessas 40 obras, 13 nunca foram discograficamente editadas, e 9 só existiram em vinil. São gravações efectuadas entre os anos 50 e a actualidade, incluindo um CD integralmente gravado em Julho deste ano, de propósito para esta edição, com o Coro Ricercare a interpretar algumas das mais famosas Canções Heroicas e Regionais escritas por FLG.

(...)

A edição integra ainda um documentário assinado por António Cartaxo e uma entrevista a FLG efectuada por Igrejas Caeiro em 1957. Muitos dos registos musicais são históricos, por exemplo, com o próprio compositor ao piano. Cada um dos 10 CD’s tem um texto assinado por alguns dos mais credenciados conhecedores do legado de FLG: a pianista Olga Prats, o compositor e musicólogo Alexandre Delgado, o compositor Sérgio Azevedo, o compositor Eurico Carrapatoso, o maestro José Robert, o maestro José Luís Borges Coelho, a musicóloga Teresa Cascudo, o maestro Francisco Faria, o músico Alexandre Branco Weffort, e o maestro e pianista João Paulo Santos.


A edição contou ainda com a colaboração do Arqº Romeu Pinto da Silva, conhecido como um dos mais profundos conhecedores do espólio de FLG.


(...)

Um agradecimento também à FNAC e aos CTT Correios de Portugal que, gentilmente, garantem a distribuição desta edição a nível nacional.



Deste modo
esta edição poderá ser adquirida nas lojas FNAC, ou por encomenda, via e-mail, para centenario@rdp.pt (envio por correio, à cobrança).

Fonte: Antena 2




Comentário: A obra encontra-se esgotada na Fnac.
Consegui encomendar um exemplar da colecção através do correio electrónico (endereço: centenario@rdp.pt).


Comments:
Caro Dr. Jorge Langweg,

é uma excelente notícia, esta que divulga aqui.

Já tratei, também, da minha encomenda. Tenho ainda algumas interpretações raras de obras de Lopes Graça em cassetes que, metodicamente, fui gravando, ao longo dos anos, com transmissões da Antena 2. Uma vez que recebo a programação antecipadamente (importante serviço gratuito da RDP), posso registar muitas gravações verdadeiramente incríveis que esta rádio tem (de Lopes Graça e muitos, muitos outros). É um arquivo brutal!

Quanto a Lopes Graça, encontrei algumas gravações de obras suas em Praga, por artistas checos. A execução era, em geral, fraquinha, e o som era "de caixote", mas creio que a sua presença nas bancas de venda testemunha algum (merecido) apreço pelo compositor.

Espero que se aproveite o centenário para capultar a notoriedade de Lopes Graça junto do grande público e a multiplicar a sua presença no reportório para execução (ainda não é proporcional à sua real dimensão).

Não quero tomar conta do seu blog (sou um melómano muito entusiasmado), por isso digo apenas três coisas mais:

1.º O centenário tem um site em:
http://www.lopes-graca.com/

2.º Há uma página com muita informação sobre Lopes Graça, mantida pelo Instituto Camões, aqui:
http://www.instituto-camoes.pt/cvc/figuras/flgraca.html

3.º Já não tem nada a ver com Lopes Graça, mas, para todos os melómanos que lerem este comentário, fica a informação de que comprei, na FNAC, por uma pechincha (não me lembro quanto, mas era mesmo uma pechincha), as gravações de Arturo Benedetti Michelangeli no Vaticano. Ainda havia uns quantos, há três semanas.

Um grande abraço deste seu leitor regular.

Nuno Lemos
http://processo-civil.blogspot.com
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.