2007-01-22
Blogger alemão julgado na China
Segundo noticiado no jornal Die Welt, um blogger residente na Alemanha foi notificado para comparecer no próximo dia 17 de Julho de 2007, pelas 9 horas da manhã, num Tribunal de Yancheng, na China.
O julgamento terá lugar no âmbito de um processo instaurado com base numa queixa apresentada por uma empresa chinesa de produção de autocarros, por difamação da indústria automóvel chinesa.
A difamação terá sido cometida através duma postagem efectuada, na Alemanha, pelo blogger - ora arguido - na qual comentou uma conferência de imprensa realizada pela empresa MAN, a respeito de uma acção cível instaurada contra a empresa chinesa produtora de autocarros, por alegada violação de uma patente (construção de autocarro similar a um modelo fabricado pelo construtor alemão).
Ainda segundo o mesmo jornal, o direito chinês assegura a competência internacional e territorial do tribunal chinês, para julgar o caso.
O gabinete de imprensa da queixosa esclareceu o diário alemão que a imagem de terceiros (indústria automóvel chinesa) não pode ser afectada negativamente, na China, a coberto da liberdade de expressão.
O blogger alemão já pediu desculpa... no seu blogue.
Um precedente interessante.
Fonte: Die Welt
Comments:
<< Home
Uma novidade preocupante: a globalização da internet colide com a «muralha da China», que limita o direito de expressão.
Enviar um comentário
<< Home