2006-12-17

 

Tribunal XXI







Conforme noticiado pelo semanário
SOL, a partir do próximo ano, a DGAJ vai começar a instalar o sistema de gravação (áudio e com possibilidade de gravação vídeo) digital nas 700 salas de audiência existentes em Portugal.

Esta solução permitirá uma melhoria significativa na celeridade, segurança e funcionalidade da recolha e tratamento da prova produzida em julgamento.

Valeu a pena o esforço.


Um ano depois de apresentada e proposta essa solução técnica no último Congresso dos Juízes Portugueses, a mesma foi adoptada pelo Ministério da Justiça, após ter sido testada, com sucesso, em julgamentos realizados no Tribunal Judicial de Faro.



O projecto «Tribunal XXI» ilustra, de forma clara, que o diálogo e a cooperação institucional - neste caso iniciada pelos juízes e correspondida pelo Governo - podem conduzir a um aumento de eficácia na administração da justiça.

Uma iniciativa a desenvolver.
Uma prática a reiterar.
Nesta e noutras áreas sensíveis.

A Bem dos cidadãos.
Vide:
Tribunal XXI.

Experiência-piloto

Comments:
Boas notícias.
Os meus parabéns aos promotores do projecto.
Melhores cumprimentos.
 
Uma excelente noticia!
 
Presenciei a experiência-piloto em Faro. Se a implementação do sistema corresponder ao demonstrado, a justiça portuguesa será muito mais rápida.

As gravações vídeo também serão importantes para melhorar a qualidade das decisões de segunda instância relativamente à matéria de facto.

Nem sei como expressar suficientemente os meus agradecimentos, que deverão ser partilhados por todos os profissionais do foro, ao Sr. Dr. Juiz Jorge Langweg, pela visão, capacidade de iniciativa e sacrifício pessoal revelados na concepção e concretização do novo sistema de documentação.

Ass: Um advogado anónimo (por razões evidentes) de Lisboa
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.