2006-12-12

 

Inovação científica em Portugal: Ideia.M




O Projecto IDEIA.M – Investigação e Desenvolvimento de Instrumentos e Acessórios Musicais arrancou em Outubro de 2004, no âmbito de um programa mais alargado de projectos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) denominado PESC - Projectar, Empreender e Saber Concretizar” e é composto por seis alunos.

A equipa do IDEIA.M é coordenada por Júlio Martins, finalista de Engenharia Mecânica, sob orientação do Professor António Torres Marques, investigador do Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI) e docente da FEUP, Hugo Faria, investigador do INEGI, e Professor Octávio Inácio, do Departamento de Acústica Musical da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE).

Este projecto tem como finalidade conceber, fabricar e ensaiar acessórios, componentes e instrumentos musicais sem alterar as suas características básicas em termos acústicos, utilizando novos materiais como a fibra de vidro e de carbono apresentando, assim, uma alternativa aos tradicionalmente utilizados pela indústria musical.

Os resultados têm sido surpreendentes ao ponto de despertarem reacções positivas de algumas empresas internacionais, tendo algumas delas já colaborado com o IDEIA.M, casos da Guitarras Alhambra (Espanha), Premier-Percussions (Grã-Bretanha), Steinway & Sons (Alemanha), Renner (Alemanha) e Knowles Acoustics (Estados Unidos da América), Titanium Industries, Inc, (EUA/Inglaterra) e a L.R.Baggs (EUA). No âmbito nacional, de referir a colaboração da GRAMAFAM, que disponibiliza o seu equipamento de ponta no corte, por jacto de água, dos laminados em fibra de carbono.

Da marimba ao piano

Actualmente "o projecto está a estudar um conjunto de instrumentos bastante diverso, como a marimba, o clarinete, a guitarra, o piano, a tarola e mesmo acessórios como a baqueta. No caso do piano, concentramo-nos no sistema de teclas e, na bateria, temos um grupo de alunos que está a desenvolver uma casca em material compósito para uma tarola”, esclarece Júlio Marftins

Guitarra é o instrumento que tem recebido mais atenção.

No entanto, e até ao momento, a guitarra é o instrumento que tem recebido uma especial atenção. “Neste cordofone pretendemos desenvolver uma solução alternativa à utilização de madeiras para a sua construção. As vantagens que se obtêm com o recurso a novos materiais residem no facto de estes serem muito mais resistentes à humidade, à variação de temperatura, ao desgaste superficial e à deformação estrutural, proporcionando uma estabilidade muito maior, resultando numa afinação mais precisa ao longo do tempo”, salienta Júlio Martins.

Fonte da notícia e da imagem: Ciência Hoje


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.