2006-11-28
Ecstasy pode danificar o cérebro mesmo nos primeiros consumos e em pequenas doses
"O ecstasy, uma droga ilegal popular entre os jovens, pode danificar o cérebro dos que a consomem, mesmo nas primeiras vezes e em pequenas doses, revelou um estudo apresentado, esta segunda-feira, nos Estados Unidos, escreve a Lusa.
«Constatámos uma diminuição da circulação sanguínea em determinadas zonas do cérebro em jovens adultos que começaram a tomar ecstasy», explica o Dr. Maart je de Win, do centro médico da Universidade de Amesterdão (Países Baixos), principal autor da pesquisa apresentada na conferência anual da Associação Norte-Americana de Radiologia, que se realiza em Chicago (Illinois, norte).
«Da mesma forma, observámos uma diminuição relativa da memória verbal nos sujeitos que utilizam o ecstasy, em comparação com aqueles que nunca tomaram», acrescenta este médico que examinou em conjunto com os seus colegas 188 voluntários em risco de se tornarem consumidores da droga (metilenodioximetanfetamina).
Para esta pesquisa, os médicos utilizaram técnicas de neuro-imagem no sentido de medir o estado dos neurónios e do fluxo sanguíneo nas diferentes zonas do cérebro, além de diferentes testes psicológicos.
O ecstasy, uma substância estimulante e psicadélica, reduz a concentração de serotonina no cérebro, um neurotransmissor que desempenha um papel importante na memória, na dor, no sono, no apetite e nos estados psicológicos."
Fonte da notícia: Portugal Diário.