2006-10-10

 

Dia mundial contra a pena de morte


Celebra-se este ano, pela quarta vez, o dia anual contra a pena da morte, com o apoio da União Europeia e do Conselho da Europa.

O tema deste ano «A pena de morte: um falhanço da Justiça» vai realçar as falhas dos sistemas que aplicam a pena de morte, através de exemplos que incluem a execução de pessoas inocentes e os julgamentos injustos ou discriminatórios.

Centenas de eventos, debates, concertos, conferências de imprensa, entrevistas rádiofónicas, exposições e peças de taro serão organizadas em todo o mundo para acabar com a pena de morte.

A pena de morte não é justiça.

Fonte do texto: Worldcoalition.
Revelado anteriormente no Blog Informática do Direito.



Comentário: Apesar da iniciativa contar com o apoio do Conselho da Europa e da União Europeia, não tive notícia de ter sido realizado em Portugal qualquer evento alusivo ao tema.

A pena de morte constitui uma denegação de justiça evidente, à luz do património civilizacional ocidental e dos direitos humanos.

Apesar disso, ainda subsistem estados norte-americanos, bem como alguns países muçulmanos e asiáticos que continuam a aplicar - e a executar - a pena de morte. Tão diferentes e tão iguais...

Até quando?...



«We all have a dream»:

Num século marcado pela globalização, a justiça também poderá ser global... e os direitos humanos também poderão ser verdadeiramente universais... mediante umas Nações verdadeiramente Unidas.

Actualmente, vive-se, ainda, em certa medida, o estado da «Desunião das Nações».


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.