2006-09-18

 

Tecnologia e Inovação portuguesa premiada







Universidade do Minho recebe prémio internacional



«No âmbito do programa Equinox para Linux da IBM, foi atribuído à Universidade do Minho o prémio internacional IBM Shared University Research (SUR) 2005, com a candidatura do projecto “Plataforma Nacional para Integração de Serviços Geo-Referenciados na Gestão de Fogos Florestais em Tempo-Real”, da autoria de dois investigadores do Departamento de Informática, Alberto Proença e Jorge Rocha. (...)

Ainda segundo explica a IBM, a plataforma de gestão de fogos florestais integra informação geográfica residente numa gama de bases de dados e serviços Web referentes ao local do incêndio – dados relevantes, estáticos ou dinâmicos, desde, modelos de terreno e utilização do solo, a dados transmitidos por sensores meteorológicos, até simulações da evolução das chamas de acordo com as características geográficas e do coberto vegetal – e permitirá desenvolver, no momento, um mapa de risco.

Para além disso, a solução permite calcular rotas de acesso, indicar casas e populações em risco, e pontos de fornecimento de água próximos da zona afectada, bem como assinalar a localização precisa de todos os veículos terrestres e aéreos envolvidos, sobreposto a imagens de satélite. A totalidade dos dados processados é sistematizada e transmitida aos comandos operacionais no combate aos incêndios, fornecendo estimativas em tempo real das previsões de evolução e/ ou propagação dos fogos.

A IBM galardoou este projecto com a atribuição de um cluster de alto desempenho baseado em 8 máquinas da linha xSeries (Intel) bi-processador, num total de 16 processadores a 3.0GHz, 16GB RAM e 1.9TB de capacidade de armazenamento em disco. O prémio inclui ainda os serviços de montagem e implementação do hardware, e a disponibilização gratuita de software e material educativo através do programa IBM Academic Initiative.»


Fonte da notícia: Cienciapt.net.




Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.