2006-07-31

 

Mensagens instantâneas








Um estudo realizado pelo Centro de Investigação em Ciências da Comunicação da Universidade do Algarve, coordenado pela investigadora Neusa Baltasar e integrado num projecto a nível europeu, tornado público pela Lusa, concluiu que 77 por cento dos jovens portugueses entre os 12 e os 18 anos utiliza o sistema das «mensagens instantâneas», mais conhecido por «Messenger» - o qual possibilita uma conversação gratuita e em tempo real -.

«Para a docente, o Messenger permite satisfazer uma grande necessidade de comunicação sentida pelas crianças e jovens, sobretudo nas grandes cidades, onde actualmente são cada vez mais raras as “brincadeiras de rua” com os amigos, depois da escola. “Dantes os miúdos saíam da escola e ficavam na rua a brincar com os amigos, a jogar à bola ou a saltar à corda, por exemplo, e isso quase acabou.

O Messenger permite-lhes manter o contacto com os amigos, quando estão em casa”, explicou.

Os jovens consideram muito importante estar sempre em contacto com os amigos e deixam o Messenger ligado, mesmo quando não estão em casa, para assim poderem ler o que os colegas lhes escreveram durante a sua ausência.».

Portugal é o quarto país onde os adolescentes mais utilizam este sistema, entre os nove analisados a nível europeu (Portugal, França, Itália, Reino Unido, Bélgica, Dinamarca, Grécia, Polónia e Estónia).

A internet já se encontra muito enraizada entre os adolescentes portugueses: 20 por cento têm, inclusivamente, um blog próprio (a terceira percentagem mais elevada entre os países analisados).


Fontes da notícia: Jornal de Notícias, Correio da Manhã , O Primeiro de Janeiro, Voz das Beiras, Portugal Diário e Diário Digital,


Fonte da imagem: www.lebloggadget.com - utilizando imagem do
Messenger da Microsoft -


Comments:
Coloquei, hoje, este blog na lista dos meus favoritos.
Parabéns.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.